Devido aos últimos massacres ocorridos em unidades penitenciárias de Manaus e nesta sexta-feira (06), em Boa Vista, Roraima, foi iniciada uma varredura no Presídio Baldomero Cavalcanti, localizado na Cidade Universitária, parte alta da capital. Até o momento, várias facas, drogas e celulares foram apreendidos.
Segundo o presidente do sindicato dos agentes penitenciários (Sindapen), Kleyton Anderson, ainda não é possível confirmar a quantidade de materiais apreendidos.
A secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), através da assessoria de comunicação, informou que a vistoria deve terminar até o fim do dia e que tudo está saindo conforme planejado pela secretaria e pelas forças policiais.
A assessoria ainda comentou que mais de mil presos estão sendo revistados na tarde de hoje e que por enquanto, apenas no Baldomero Cavalcanti acontece a varredura. “Havendo necessidade, outros presídios também podem passar pelo mesmo procedimento”.
Participam da ação Equipes do Bope, Tigre e do Grupo de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (Gerit). Os presos estão sendo transferidos de módulos, com o intuito de evitar disputas internas de poder.
As visitas desta sexta foram canceladas e transferidas para a próxima segunda-feira (09).