O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) informou que entrará em contato com a Instituto do Meio Ambiente (IMA) e com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que um técnico capacitado avalie o impacto do incêndio que ocorreu nesta quinta-feira (08) em uma Área de Proteção Ambiental (APA) no município de Murici.

Três equipes do CBM controlaram o incêndio por volta das 02h da manhã. Os bombeiros acreditam que o fogo, que iniciou por volta das 13h da tarde, pode ter sido causado pelo período prolongado de estiagem, solo e vegetação seca.

 “Como estava a noite não deu para visualizar bem a extensão atingida, a gente vai tentar entrar em contato com os órgãos Ibama e do IMA  para que algum técnico capacitado venha fazer essa avaliação, mas com certeza gerou um grande impacto, era uma Área de Preservação Ambiental e foi uma área bastante extensa que foi atingida”, explicou a Assessoria.

A Mata dos Frios, como é conhecido o local, abrange a região de Murici, Messias e União dos Palmares. Apesar do incêndio ter sido de grandes proporções, o fogo não atingiu as residências, e danos humanos e materiais foram evitados. A área é considerada de difícil acesso, o que causou um longo trabalho de combate ao fogo.

“Estamos aguardando hoje como vai ser a questão do sol e do vento para ver um possível retorno, ou não, mas ontem a gente conseguiu controlar o incêndio”, finalizou.

*Colaboradora