Durante a inauguração da Casa do Coraçãozinho, na manhã desta sexta-feira (09), o governador Renan Filho anunciou que o estado estará realizando na próxima quarta-feira (14) o pagamento da parcela do 13º salário para todos os servidores ativos e inativos da estrutura do governo.
De acordo com Renan Filho, são R$ 270 milhões que deverão ser injetados na economia alagoana agora nesse período de final de ano. O pagamento será feito em uma única parcela.
“Fizemos muito esforço e com isso as famílias poderão colocar em prática tudo que planejaram para esse final de ano”, detalhou o governador. A antecipação do pagamento do 13º foi um pedido feito pelos empresários alagoanos para tentar recuperar os danos financeiros do comércio durante o ano.
A expectativa que é o consumidor, além de quitar partes de suas dívidas, possa investir nas compras de final de ano. Alagoas é um dos poucos estados da federação que efetua o pagamento da parcela de forma adianta, diante da crise e da dificuldade financeira enfrentada por grandes estados como Rio Grande Sul, Rio de Janeiros e Minas Gerais.
Reposição salarial dos servidores
Apesar de fazer o “dever de casa”, como costuma dizer Renan Filho, a reposição salarial para os servidores estaduais deverá ser um ponto muito estudado e quase tirado de cogitação dos planos do governo.
O governador afirmou que “como ter reposição salarial se o Brasil não deu? Dos 27 estados brasileiros 26 não deram aumento salarial aos servidores e não é por falta de vontade. É porque dá aumento agora é não pagar o salário e não salário é voltar ao tempo aqui em Alagoas”.
Ele ainda lembrou a época do governo Suruagy em que os servidores passaram quase nove meses com salários atrasados, o que levou ao caos no estado e o fim da gestão do governador.
*Colaboradora