Conforme dados do Ministério da Saúde, os municípios de Igaci, Tanque D´ Arca, Murici, Olho D´ Água Grande, Barra de Santo Antônio, Mar Vermelho, São José da Tapera e Piranhas são os únicos que não preencheram o formulário de justificativa sobre a não implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e-SUS.
O prazo para apresentar a justificativa se encerra neste sábado (10). Dos 102, 94 preencheram o formulário, onde detalharam entre tantos itens o prazo que cada um levará para implantar o prontuário.
Leia mais: Quase 800 postos de saúde de Alagoas podem parar de receber recursos federais
A assessora técnica, Kathleen Moura, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) orienta que as respostas devem conter os motivos da não implantação do Prontuário Eletrônico, bem como, declarar o prazo que o município levará para fazê-lo.
Os municípios que não conseguirem implantar o PEC dentro do prazo estipulado deverão justificar, pois a não implantação do prontuário eletrônico está sujeita à perda de recursos do Piso da Atenção Básica Variável (PAB). O formulário online esta disponibilizado no Sistema de Controle de Uso (SCU) do e-SUS AB no endereço eletrônico http://bit.ly/JustificativaPEC.
"Muita atenção ao preencher os dados de justificativa no formulário, pois o mesmo será bloqueado e não haverá retorno para correções." ressaltou Kathleen. As justificativas encaminhadas, via sistema de controle de uso do E-SUS AB, serão analisadas pelo Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, que avaliará o deferimento ou indeferimento da justificava dos municípios.
*Com informações da Assessoria