Com um trabalho comprometido com a cidadania e intensificando o desejo de salvar vidas, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), por meio da equipe da Operação Lei Seca promove ações que vão muito além de fiscalizações. Nessa quarta-feira (7), a operação que ocorreu no bairro de Cruz das Almas, recebeu a participação de 25 alunos do 11º Pelotão do Curso de Formação de Praça, jovens policiais que tiveram a oportunidade de colocar em prática o aprendizado em sala de aula.
Sempre orientados por agentes da Lei Seca, os alunos, que já irão se formar no próximo dia 20, puderam acompanhar como funciona a operação, o que deve ser exigido dos condutores, quais são os procedimentos corretos, e como agir em diferentes situações. O coordenador da Lei Seca em Alagoas, tenente Emanuel Costa, explica que os alunos foram acompanhados desde a sala de aula, e que ter essa vivência para eles é fundamental na formação profissional.
"Iniciamos a tarde na sala de aula deles, onde pude explicar qual é o papel de cada agente que integra a Lei Seca. Foi um momento para ressaltar quais os procedimentos e compartilhar um pouco da minha experiência. Na operação, eles puderam, sempre acompanhados por um agente, realizar as abordagens, solicitar os documentos, e sentir como é ser da Lei Seca Alagoas", enfatizou o coordenador.
Conforme a operação prosseguia, era visível a satisfação dos jovens alunos. "Já fui parado na Lei Seca como condutor, e agora estou tendo a oportunidade de participar de uma. A Lei Seca possui uma importância muito grande a nível nacional, e a gente poder ter uma operação tão atuante em nosso Estado e ter a oportunidade de participar, é uma satisfação imensa", ressaltou o aluno Norberto, 28 anos.
A operação, que também contou com a parceria da Polícia Militar e da equipe de inteligência do Detran/AL, resultou em: 298 testes de alcoolemia realizados, 290 veículos abordados e seus condutores revistados; e 15 autos de Infrações confeccionados por diversas irregularidades de trânsito.









