O Programa de Combate a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove neste sábado  (19), no Vale do Reginaldo, mais uma edição do projeto Fique Sabendo, que ocorre todos os sábados em diversos bairros da capital e busca levar para a população os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) para a detecção precoce de doenças sexualmente transmissíveis. A ação contará com a presença de diversos profissionais de saúde e serão concentradas na Unidade de Saúde da Família (USF) Vale do Reginaldo.

Segundo a técnica do programa de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, Tereza Carvalho, as ações são abertas a toda a comunidade e os testes podem detectar doenças como HIV, Sífilis, Hepatite B e C. “Além da realização dos testes, contaremos com suporte profissional e a presença de psicólogos para auxiliar e aconselhar aqueles cuja sorologia deu positiva”, destacou.

Resultado

Os resultados dos testes serão entregues à própria pessoa com documento de identificação, garantindo total sigilo dos exames. A equipe de saúde está preparada para encaminhar o paciente, caso necessário, para os serviços especializados para início do tratamento de forma célere. “Em caso de sífilis, eles são encaminhados para as unidades de saúde do bairro e em caso de hepatite ou Aids, serão encaminhados para as unidades de referência, que são o Bloco I do PAM Salgadinho, Hospital Helvio Auto ou Hospital Universitário”, afirmou Tereza Carvalho, técnica do Programa IST/Aids e Hepatites Virais da SMS.

As ações visam intensificar as ações educativas nos diversos espaços públicos, a exemplo de associações de bairros, escolas e outras organizações sociais. A Coordenação do Programa da SMS solicitou a inclusão do teste rápido para a Sífilis, devido à importância epidemiológica deste agravo.