A Maternidade Santa Mônica informou que não está sendo possível atender à demanda do leite materno para todos os bebês internos na Unidade Neonatal da unidade por conta do número reduzido de doadoras. Atualmente, o estoque conta apenas 3,5 litros de leite quando a quantidade necessária é de 6,5 litros por dia.

Com 28 bebês internos, seriam necessários 6,5 litros por dia. "Neste momento somos obrigados a fazer uma triagem e alimentar os bebês em situação mais crítica com leite materno e os demais com fórmulas industrializadas", explicou Andréa Pinheiro, coordenadora do Banco de Leite da Santa Mônica.

Para a coordenadora, a situação é lamentável, pois é fato que os bebês prematuros alimentados exclusivamente com leite materno se recuperam melhor e mais rapidamente. "Acompanhamos de perto a evolução. Salvamos vidas com o leite doado e exatamente por isso a equipe fica apreensiva com essa situação", destacou.

 Andrea explicou que a maternidade vive uma fase diferenciada. Além do retorno do suporte do Corpo de Bombeiros na entrega e coleta de kits e leite materno na residência das doadoras, a Santa Mônica trabalha para o credenciamento da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), cuja premissa é garantir o leite materno para 100% dos bebês nascidos na unidade.

"Nosso trabalho interno, junto aos servidores e pacientes é constante. Porém, por sermos uma maternidade de alto risco, algumas mães pacientes são impossibilitadas de amamentar ou doar o próprio leite, tornando a doação cada vez mais essencial", finalizou.  

 Serviço:

 O Banco de Leite da Santa Mônica funciona 24 horas por dia para atendimento externo de mães com dificuldade de amamentar. 

 Para doar o excesso de leite a mulher precisa apresentar cópia dos exames de sangue realizados no pré-natal ou comparecer à maternidade para fazer esses mesmos exames. 

 Outras informações: (82) 3315.4434

*Com informações da Assesoria