Durante a inauguração da Unidade de Internação Feminina, localizada no bairro da Serraria, na manhã desta quarta-feira (05), o governador Renan Filho lembrou as observações feitas pelo ex-presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, sobre a situação encontrada nas Unidades de Internação quando esteve em Alagoas. Ele ressaltou que quer modificar esse status e apostar na ressocialização dos reeducandos.
Quando esteve em Alagoas, em abril de 2014, o ministro Joaquim Barbosa visitou as Unidades e disse que elas eram insalubres, sem as mínimas condições de abrigar os menores. À imprensa ele disse que os alojamentos se assemelhavam a ‘masmorras’ e ‘jaulas’.
Durante a inauguração da Unidade Feminina, Renan Filho lembrou o episódio e falou que vem investindo na Segurança Pública e realizando ações para melhorar a estruturas da unidades e também do modelo de ressocialização.
“Estamos entregando a unidade totalmente revitalizada. Quando o ministro do STF e do CNJ, Joaquim Barbosa, veio a AL disse que nosso sistema de internamento de menores representava masmorras, que juntava jovens ali e não tinha capacidade de ressocialização. Desde que assumi o governo do estado decidimos enfrentar a segurança pública e a violência em várias frentes, uma delas da ressocialização, eram verdadeiras universidades do crime onde as pessoas saíam piores do que entravam. Estamos melhorando o sistema de internamento, o dinheiro do alagoano agora é investido na segurança”, afirmou.
A unidade
A nova UIF, coordenada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), contará com 34 vagas para adolescentes, uma quadra de vôlei de areia, um playground e quatro salas de aula. O novo ambiente foi totalmente baseado nas normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

Além disso, toda a estrutura foi construída visando melhor atender às adolescentes que cumprem medida socioeducativa, primando pelos seus direitos humanos, segurança e higiene.
*Colaboradora











