A indicação do deputado federal Marx Beltrão (PMDB) para o ministério do Turismo mostra claramente que a política alagoana está sendo renovada. Talvez na eleição de 2018 todas as cartas já sejam dadas por alguns’ jovens’, o que é natural no processo da vida.

E são os herdeiros de algumas famílias que estão conseguindo ocupar esse pedaço. Além do parlamentar, agora alçado a um cargo de maior visibilidade, vale citar o governador Renan Filho (PMDB), bem avaliado como gestor e sabendo ocupar o devido espaço.

Assim como o prefeito Rui Palmeira (PSDB), cujo resultado no primeiro turno da eleição para prefeito em Maceió – e caso consiga confirmar à reeleição na capital – concretiza uma nova liderança além dos muros da capital.

Da mesma forma João Henrique Caldas (PSB) que, ao surgir no cenário como deputado estadual, em seguida saltando para federal, e agora com a exposição no guia eleitoral para todo o estado como candidato a prefeito, somada a boa votação, embora tenha ficado em terceiro lugar, também tem o seu lugar no ‘Olimpo’ político do momento.

Embora todos representem uma família, começam a assentar os seus nomes como independentes de quem lhes empurrou para esse ofício: João Beltrão, Renan Calheiros, Guilherme Palmeira e João Caldas. Ou seja, há renovação, mas só com mais tempo é que saberemos de que tipo.

No futuro poderão estar juntos, ou se enfrentando nos embates políticos. Até onde vão chegar só o tempo irá dizer. Mas dependerão das escolhas que fizerem, dos aliados que optarem e da correta leitura sobre os desejos da sociedade - além da honestidade na vida pública - hoje tão decepcionada com a profissão escolhida por eles.

Outros novos nomes, claro, vão surgir, e outros também, embora tenham sido derrotados, poderão crescer, como é o caso de Gustavo Pessoa (PSOL), um alento para as esquerdas alagoanas. Mas que terá uma trajetória bem mais difícil que os demais por causa da atual conjuntura local e nacional.

O novo sempre supera o velho, assim como o dia nunca tem tempo suficiente para se encantar com a noite.

Vida que segue.