A Secretaria de Estado da Cultura instituiu o Prêmio Eric Valdo de Dança, que irá contemplar os profissionais de maior destaque do segmento no Estado. A portaria foi assinada durante o encerramento da 13ª Mostra Alagoana de Dança.
Em sua primeira edição, foram agraciados os bailarinos Emília Vasconcelos, Fernando Ribeiro, Eduardo Xavier dos Passos e Eliana Cavalcanti, além do grande homenageado da Mostra, o primeiro bailarino alagoano, Eric Valdo.
O encerramento da 13ª Mostra Alagoana de Dança contou com seis apresentações artísticas realizadas por bailarinos Cia de Ballet Eliana Cavalcanti e Ballet Maria Emília Clark, o bailarino José Marcos, o grupo Passistas do Frevo, em homenagem ao patrono do prêmio, além do SM Nation e da coreografia montada pela Maratona Coreográfica.
Durante a solenidade, a curadora da Mostra, Karina Padilha, ressaltou a importância do evento para a sociedade alagoana. “A Mostra nasceu em 2000 com o intuito de reunir os artistas do segmento, nos unificar. Tantos anos depois, é incrível poder contar com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, e realizar essa movimentação em prol da dança”.
A secretária Mellina Freitas destacou a vida e obra do bailarino Eric Valdo. “A instituição do Prêmio Eric Valdo de Dança é uma forma que o Governo de Alagoas tem para agradecer e eternizar a obra deste grande artista e de valorizar todos aqueles que fazem cultural em nosso Estado”, disse a titular da pasta.
