Visando conscientizar a população e turistas que visitam as praias de Maceió, o Instituto Biota de Conservação organizou na manhã deste sábado, 17, o “Clean Up the World” (Limpar o Mundo, em português), onde voluntários se reuniram na praia de Pajuçara para criar um mutirão de limpeza.

O projeto, que reuniu mais de 300 voluntários segundo o Biota, segue por toda a orla da Pajuçara e tem fim no Alagoinha. Para o diretor executivo do Instituto Biota, Bruno Stefanis, o principal objetivo é conscientizar a população para que evitem deixar resíduos nas praias alagoanas.

“A ideia é que os voluntários limpem a praia e ao mesmo tempo conversarem com os banhistas para que nos próximos 364 dias do ano, além de hoje, coloquem a ideia em prática nas vidas de cada um deles para deixarem de descartar indevidamente os resíduos”, disse o diretor.

Reforçando o comprometimento, Marcelo Firmino, que trabalha com Hotelaria, acredita que somente conversando com as pessoas é que se pode convencê-las a serem mais responsáveis com o meio ambiente. “Devemos conscientizar a população e educá-la da maneira correta. Ela não deve esperar que apenas o poder público faça sua parte, nós também temos esta responsabilidade”, enfatizou Marcelo.

 

Lixo encontrado na beira do mar de Pajuçara (Foto: Bruno Levy/CadaMinuto)

 

Ainda segundo Bruno Stefanis, “o projeto está apenas engatinhando e não se sabe quando ocorrerá outra edição do Clean Up the World, porém, em parceria com outras instituições, estamos para implantar os projetos de descarte correto de resíduos pertencentes a elas. Dessa forma, a diminuição de lixo nas praias será significante”, concluiu o diretor executivo.

Na concentração foi servido um café da manhã saudável para os voluntários e um estande com ossadas de animais marinhos para aprendizado da vida marinha. Ao final, serão sorteados prêmios como hospedagem em hotel no Francês e mesas para jantar em restaurantes da capital.

O projeto teve o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.

*Estagiário