Neste sábado, dia 17, Maceió vai se juntar a capitais de 125 países para uma ação focada na limpeza e proteção de áreas litorâneas batizada de Clean Up Day. O principal foco do evento, que na capital alagoana é organizado pelo Instituto Biota, é a conscientização dos usuários das praias sobre o papel de toda a sociedade na proteção ambiental das praias e oceanos.

Realizada pela primeira vez em 2003, a ação envolve cerca de 35 milhões de voluntários em todo o planeta que integram um mutirão para a limpeza de praias e a retirada de tocos de cigarros, sacos plásticos, embalagens de picolé e outros resíduos abandonados por banhistas ou que chegam boiando pela água em alguns casos.

De acordo com a Associação Americana para o Avanço da Ciência, todos os anos, os oceanos recebem mais de oito milhões de resíduos sólidos ao redor do mundo, fora todos os outros tipos de resíduos contaminantes. Segundo os cientistas, as partículas de plástico que estão sendo ingeridas por criaturas marinhas podem resultar em consequências ainda desconhecidas. Esse alerta tem inspirado diversas iniciativas conjuntos ao redor do mundo focados na proteção das zonas litorâneas. Em Maceió, a expectativa dos organizadores do Clean Up Day é reunir cerca de 500 pessoas interessadas em colaborar com a ação.

Para o secretário de Turismo de Maceió, Jair Galvão, esse tipo de ação de impacto global é estratégico para fortalecer um senso de responsabilidade comum, integrando o poder público, terceiro setor e cidadãos em torno de um objetivo comum.

O gestor ressalta, porém, que cabe ao governo municipal encontrar soluções para questões ambientais urgentes e estimular os maceioenses a manter as praias mais limpas e acolhedoras para moradores e turistas. Por isso, ele ressalta projetos como o Praia Viva, que propiciou a instalação de 70 lixeiras para coleta de materiais recicláveis em toda orla de Maceió.

“Além de deixar a faixa de areia mais limpa, a ação tem foco em sustentabilidade e geração de renda para catadores de materiais recicláveis ligados às cooperativas de reciclagem que são parceiras da Prefeitura”, explica Galvão.

Além disso, a atual gestão municipal inaugura 11 estações elevatórias para drenagem da orla através do afastamento das chamadas línguas sujas. Essa é uma ação pioneira que visa garantir a balneabilidade das praias principais da capital. Embora seja um projeto de muito impacto, é apenas  o começo de um longo trabalho voltado para proteção ambiental da nossa orla e nossos mares”, emenda.

Serviço

O QUE? Dia Mundial de Limpeza das Praias
QUANDO? 17 de Setembro, às 8h30
ONDE? A concentração acontece em frente ao Best Western Premier, na praia da Pajuçara, A ação terá como ponto de saída o Premier, e irá seguir até o Alagoinhas.