Atualizada às 11h50
O desembargador Otávio Leão Praxedes irá comandar a Corte do Tribunal de Justiça pelos próximos dois anos. A escolha ocorreu nesta sexta-feira (26) durante sessão extra no Tribunal.
Durante a sessão foram escolhidos os integrantes da cúpula diretiva que irá comandar o TJ pelo biênio 2017/2018. Por aclamação, foram escolhidos também o desembargador Celyrio Adamastor Tenório Accioly para a vice-presidência do Tribunal de Justiça e o desembargador Paulo Barros da Silva Lima para a corregedoria-geral de Justiça. As posses para os cargos ocorrem em janeiro de 2017.
Após ser eleito, Praxedes discursou e se disse surpreso pela escolha para que ele presida o Tribunal. “Expresso aqui a minha gratidão a meus eminentes pares pela confiança em mim depositada. No alto da minha humildade, devo confessar que já mais pensei em receber tamanha honraria”, disse.
Praxedes assume a presidência no lugar de João Luiz Azevedo Lessa, que presidia o tribunal no lugar do desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, afastado em junho da função pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na época, o Conselho julgou três processos contra o desembargador por suspeita de envolvimento em um suposto esquema de cartel de merenda escolar em Alagoas, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Indicações para o TRE
Na mesma sessão também foram indicados os desembargadores para ocupar as vagas de desembargador eleitoral no TRE Alagoas. Por aclamação foram indicados para as vags o desembargador José Carlos Malta Marques, que atualmente é vice-presidente do órgão, e o desembargador Pedro Augusto de Araújo Mendonça.
Também foram indicados nomes para as vagas no TRE reservadas para juristas. Foram indicados os advogados João José Accioly Araújo, Adriano Avelino e Luiz Vasconcelos Neto.
*Com informações do Tribunal de Justiça