A comissão de transição numa terra de paixões

09/08/2016 14:04 - Vanessa Alencar
Por redação
Image

Durante o Ciclo de Palestras sobre Final de Mandato, promovido ontem, 8, pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o Ministério Público Estadual de Alagas (MPE/AL) sugeriu a criação de uma legislação para regulamentar o processo de transição do mandato de um prefeito para outro.

Segundo divulgado pela assessoria de Comunicação do MPE, o promotor de Justiça José Carlos Castro, coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público, destacou a necessidade da criação, nas prefeituras, de comissão de transição, onde o gestor que está encerrando o mandato possa detalhar a situação do Município para o novo prefeito.

A proposta do promotor é que os próprios prefeitos elaborem e encaminhem às câmaras municipais uma lei sobre um assunto.

A ideia é boa - foi produtiva entre os governos Téo Vilela (PSDB) e Renan Filho (PMDB) - e nada impede que seja adotada na esfera estadual e/ou federal.

Só tem um problema: como vai funcionar uma comissão dessas em alguns locais, digamos, um pouco mais movidos por paixões políticas, onde prefeito tem que tomar posse no meio da rua porque a Câmara foi fechada ou ministro tem que pular portão para entrar na cidade de um adversário político?.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..