Alagoas está entre os estados com menos mulheres nas bancadas

04/07/2016 16:07 - Vanessa Alencar
Por redação
Image

Alagoas está entre os cinco estados do País cujas bancadas na Câmara dos Deputados são integralmente masculinas; entre os dez estados com menos de 10% de mulheres na Câmara e nas assembleias legislativas e, por fim, entre os 15 sem representantes no Senado.

O levantamento acerca da representatividade feminina nos estados foi realizado pelo portal Congresso em Foco.

Apenas duas mulheres, as deputadas estaduais Jó Pereira e Thaíse Guedes, ambas do PMDB, integram a bancada alagoana, composta por nove deputados federais, 27 estaduais e três senadores.

Ao divulgar os dados, o Congresso em Foco chama a atenção para a PEC 134/2015, em tramitação na Câmara, que cria a cota para mulheres na Casa.

Pela proposta, na primeira legislatura subsequente a promulgação da matéria, 10% das vagas na Câmara dos Deputados devem ser ocupadas por representantes do sexo feminino, passando para 12% na segunda legislatura e 16% na terceira.

É pequena a participação feminina na política? Sim. Mas, a opção de empurrar uma mudança dessas goela abaixo parece uma emenda bem pior que o soneto, sem contar que abre um perigoso precedente.

Ou será que os eleitores não devem ter preservado o democrático direito a escolha - independente do sexo, raça ou outros critérios – de quem irá representá-los?

Parece o pouco que ainda nos resta no meio do caos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..