A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seama), ambas de São Miguel dos Campos, buscando a importância e fortalecimento do Eixo Sustentabilidade Socioambiental do Plano Intersetorial Juntos pela Educação de São Miguel, promoveram no mês de maio uma Virada Sustentável nas Escolas “GTA em Ação”, que dará continuidade no decorrer do ano com as oficinas e formações continuadas em Educação Ambiental. 

O objetivo da Virada Sustentável foi movimentar e mobilizar 21 escolas a trabalharem com práticas sustentáveis no dia a dia de ensino e convívio dos alunos com comunidade escolar.  E para o mês de junho, o Grupo Técnico Ambiental (GTA) SEMED/Seama sugeriu que as unidades de ensino da rede municipal e estadual realizassem ações/práticas sustentáveis em comemoração ao Dia e Mês do Meio Ambiente. Entre as sugestões de comemoração, foi salientado que cada escola promovesse alguma atividade de educação ambiental para os alunos conforme sua agenda escolar. 

De 02 a 27 de junho, a maioria das escolas municipais e estaduais desenvolveram diferentes atividades em comemoração ao Meio Ambiente, cada escola teve sua agenda ambiental promovendo sua ação com os seus alunos. 

Entre as diversas ações das escolas, houve gincana junina sobre o meio ambiente, confecção de brinquedos e de cartazes com uso de materiais recicláveis, painéis sobre temas ambientais, mutirão de limpeza e conservação   educação ambiental, passeio e caminhada ecológica com panfletagem, criação de espaços educadores sustentáveis, culminância sobre alimentação saudável seus benefícios e importância dos nutrientes para nossa saúde, aula prática aprendendo a cultivar hortaliças, dramatização sobre meio ambiente e entre outras atividades, que as escolas realizaram envolvendo a comunidade escolar como um todo e a população buscando assim sensibilizar, conscientizar e agir para mudanças de hábitos dentro e fora da escola sobre as questões ambientais.

A coordenadora de meio ambiente da SEMED, Lidianne Cursino, destaca que a programação para junho foi planejada com a finalidade de que as escolas buscassem sensibilizar os alunos e comunidade escolar sobre a preservação do meio ambiente. “O objetivo é conscientizar a todos sobre a importância do respeito para com o meio ao qual estão inseridos. Não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo neste mês de comemoração ao meio ambiente é preciso à realização de práticas sustentáveis diárias que mostrem a importância da mudança de comportamento no tocante às questões ambientais”, salientou.

“O mês do Meio Ambiente é um momento em que intensificamos nossas atividades para poder disseminar a importância de cuidar do nosso meio ambiente todos os dias. Promovemos formações, oficinas e palestras educativas para que os alunos e professores possam assimilar o que estamos ensinando, como por exemplo, a manutenção e cuidados com as hortas, pois a ideia é mobilizar a todos, para a preservação do meio ambiente que depende de práticas sustentáveis”, frisou a coordenadora de Meio Ambiente da Seama, Marília Batista.