Equipes da Prefeitura de Maceió realizam, nesta terça-feira (21), uma operação conjunta de ordenamento e limpeza no canteiro central do Dique Estrada, no trecho situado na Avenida Senador Rui Palmeira. O trabalho vai envolver cinco órgãos municipais e tem início previsto às 9h, com concentração na Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU).

Coordenador da operação, o titular da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), David Maia, explica que a ação tem o objetivo de desobstruir o canteiro, onde há descarte inadequado de lixo, animais e móveis velhos. Ele conta que, além da limpeza e ordenamento, o trabalho será baseado em educação ambiental por meio da abordagem com educadoras da Slum.

No Dique Estrada a coleta de resíduos é regular, mas o descarte inadequado persiste. O maior volume de lixo encontrado na região é de casca de sururu, que é bastante comercializado por moradores do local. Para reverter a situação, a operação vai ser realizada e em seguida já será iniciada a construção de um Ecoponto exclusivo para este tipo de resíduo.

Segundo David Maia, o novo Ecoponto vai reduzir o descarte inadequado e também permitirá ao Município a execução de outro projeto que prevê o tratamento da casca de sururu para a reutilização como um composto para fortalecer o solo. Esta iniciativa faz parte do projeto de um dos estudantes premiados na publicação do livro Maceió Cidade Sustentável, criado por David Maia quando era gestor da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).

Operação

Além da Slum e da SMCCU, a operação conjunta vai contar com a participação de equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Guarda Municipal, Centro de Controle de Zoonose, além do apoio da Polícia Militar de Alagoas. A concentração será na sede da SMCCU, no Farol, a partir das 8h30.