A pacata cidade de Tanque d’Arca, situada no agreste alagoano, que na última  segunda-feira teve eleição indireta para eleger um prefeito tampão (Antônio Teixeira) e que tem vivenciado um clima de intranquilidade política sem igual, faz festa neste sábado à noite, a fim de abrir os festejos juninos 2016. Trata-se de um evento independente de Prefeitura, mas que entra em campo no calor das pessoas que valorizam a cultura popularmente nordestina.

Estamos falando do “Arraiá Fogo no Faxo” que seguidamente entra para a sua 11ª edição, agregando o que há de melhor em termos de animação, numa corrente formada por todos da região, sobretudo proporcionando alegria e muita festa, em meio a um  clima de pura irreverência junina.

“Na verdade, o “Arraiá Fogo no Faxo” levanta a poeira quando mergulha pelas principais ruas da cidade, com seu tradicional desfile do matuto, fazendo um verdadeiro arrastão, cujo circuito desse trajeto culminará no palhoção, quando aí a festa pega fogo até o amanhecer do dia” diz num tom animado seu organizador, Luan Lima.  

“O grosso da festa é a quadrilha improvisada – que dispensa ensaio; é só ter vontade e acima de tudo está com uma pareia” revela Luan, garantindo que depois haverá muito forró pé de serra. E em meio a isso tudo, para os que gostam de apreciar um aperitivo quente, será distribuído gratuitamente a  cachaça ‘Fogo no Faxo’ feita com uma combinação de raízes. Luan Lima ressalta que o próprio povo é quem banca a festa, onde até em Maceió a professora Pastora Maria tem se encarregado de angariar apoio.