Combater o mal do século também é lucrativo, diz estudo

28/05/2016 08:00 - Vanessa Alencar
Por redação
Image

Estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) constatou que cada dólar investido no tratamento para ansiedade e depressão, considerada o mal do século, gera um retorno de quatro dólares em razão de melhorias na saúde e na capacidade de trabalho do paciente. O estudo foi publicado no periódico The Lancet Psychiatry.

Segundo a OMS, o número de pessoas com depressão e ansiedade atinge 10% da população mundial e passou de 416 milhões para 615 milhões entre 1990 e 2013, representando um aumento de quase 50%.

Calculados em 36 países de baixa, média e alta renda, os custos estimados para ampliar o tratamento totalizaram US$ 147 milhões. O retorno foi uma melhora de 5% na participação da força de trabalho, acrescentando mais US$ 310 bilhões à economia.

O estudo alerta também que, apesar desses dados, o investimento em serviços de saúde mental é bem abaixo do necessário. Os governos gastam entre 1% e 5% de seu orçamento em saúde com essa área.

(Com informações da Agência Brasil)

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..