Pelo 4º ano consecutivo, a cidade de Santa Luzia do Norte, região metropolitana de Maceió, vai promover a sua tradicional Corrida de Jegue. “É um evento raro do gênero, que vem ganhando dimensão em Alagoas, por se tratar de um esporte que envolve um animal que aparentemente está em extinção, sobretudo como meio de transporte para o homem” comentam os organizadores, afirmando que essa festa hoje, é bem maior do que a que se faz em Palmeira dos Índios, aonde essa cultura ainda prevalece; e que a cidade pernambucana de Panelas, é quem realmente mantém como grande tradição nacional a corrida de jegues. 

“Para atrair um grande público, a exemplo do ano passado, estamos com uma programação recheada de atratividades. Haverá concurso para quem mais comer cuscuz, além de show musical em praça pública com: Banda Forrozão, Farra Mix, Cicinho do Pandeiro, Forró Pancada e De Box Nascimento” disse Ailton Leian, um dos organizadores da festa, que ao lado de “Pedão” e Carlos Hamilton tem se empenhado para divulgar a festa.

 

Ainda segundo Ailton Leian, a expectativa para este ano, é contar com cerca de 50 corredores de jegues. Disse que no ano passado foram mais de 30,  o que impressionou  muita gente, por se tratar de uma animal raro de se ver hoje nas cidades, uma vez que a preferência do homem do campo agora, é andar de moto, e não mais de jegue como meio de transporte.

“Esse nosso evento está custando em torno de 10 mil reais; mas como tudo é de graça, nós estamos contando com o apoio da Prefeitura local e dos comerciantes da cidade”, comentou Carlos Hamilton. “Queremos ver a cidade tomada de gente. No ano passado, Santa Luzia recebeu mais de seis mil pessoas. Mas este ano, pela divulgação que vem sendo feita, acreditamos lotar a praça com 10 mil pessoas”, afirmou Pedão.