Centenas de pessoas formaram uma longa fila nas imediações do Fórum Eleitoral Desembargador Moura Castro, no bairro do Farol, na manhã desta terça-feira (03). Os maceioenses deixaram para última hora para tirar a primeira via do título ou regularizar pendências no penúltimo dia de prazo dado pela Justiça Eleitoral.
O Fórum fica na Avenida Fernandes Lima, sentido Tabuleiro-Centro e era possível estipular que os eleitores estavam numa distância de 500 a 600 metros da entrada. O comerciante Cícero Ferreira chegou cedo, mas já encontrou várias pessoas na fila.
“Cheguei aqui seis horas da manhã para ser um dos primeiros e regularizar logo a situação, mas já havia gente na fila. Eu sabia que tinha que vir, mas sempre ficava adiando e ontem que meus filhos me lembraram que o prazo iria encerrar amanhã. Então, vim logo cedo para não correr o risco de ficar de fora das eleições deste ano", afirmou.
O coordenador da 54ª Zona Eleitoral, José Carlos Cardoso explicou como será o procedimento nesta terça-feira. "Às 13:30 todas as pessoas que estão na fila serão colocadas aqui dentro, mas só conseguimos realizar algum procedimento até às 19:00, que é quando o sistema encerra. Amanhã é o prazo final e funcionará da mesma maneira, quando o sistema nacional encerra, não temos mais o que fazer. Estamos divulgando que é necessário a regularização desde janeiro, mas só agora no final de abril que as pessoas começaram a vir, isso explica o tamanho da fila e a pressa de ter que resolver nos últimos dias de prazo. Após o fim do prazo, quem estiver inadimplente será penalizado com uma multa no valor de 3,50 por turno", disse.
A coordenação do Fórum explicou que a previsão é de que nesta quarta-feira, o número de pessoas seja ainda maior, por isso, já foi solicitado reforço policial para organizar o atendimento ao público.
A quarta-feira será o último dia de prazo para que os eleitores possam tirar o título e resolver pendências. Para regularizar a situação perante a justiça eleitoral, é necessário levar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e o título para quem já é eleitor, sendo original e cópia.