A deputada Jó Pereira (PMDB) repercutiu em plenário, nesta quarta-feira, 20, a sessão de domingo, 17, quando os deputados federais decidiram pelo prosseguimento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Ela foi a única a levar o assunto para a tribuna do parlamento alagoano.
Jó destacou que, análise de militância a parte, se para uns a decisão foi considerada “golpe”, “para milhões de brasileiros, onde me incluo, a decisão foi o início de uma possibilidade de sairmos da atual forte crise que vivemos”.
Na avaliação da parlamentar, o País não pode continuar parado, simultaneamente aos embates políticos. “A inércia dos agentes públicos em fazer o produtivo faz o povo pagar um preço ainda maior que os erros do processo eleitoral”, pontuou, lembrando que a presidente “mentiu à nação sobre os problemas econômicos do Brasil durante a campanha”, cometendo vários erros graves visando apenas à vitória eleitoral.
Sobre o muro que dividiu os manifestantes em Brasília e ficou conhecido como “muro da vergonha”, afirmou: “Era uma representação física de um muro invisível, esse sim terrível, da intolerância de posições, que divide o país. Para o bem de todos nós, devemos agora desejar, e mais do que isso, trabalhar no sentido que líderes políticos, sindicais e de representações da sociedade se voltem para o trabalho construtivo, como fazem os milhões de brasileiros diariamente”.
“Entendo que até o presente momento nossa democracia segue firme, permitindo manifestações livres e ordeiras. Precisamos seguir nesse caminho e não permitir que ninguém mude essa condição”, disse em outro trecho da fala.
Jó Pereira citou ainda a necessidade de que a operação Lava Jato seja concluída, “com os culpados devidamente condenados”, e a importância de retomar as discussões acerca de temas relevantes para o País, como a reforma política.
“Que o Judiciário, Legislativo e Executivo se lembrem sempre que devem passar o Brasil a limpo, mas simultaneamente cumprir com os deveres do dia a dia, assim como fazem os brasileiros diariamente, cortando gastos, criando alternativas e principalmente trabalhando, trabalhando e trabalhando”, concluiu.
O pronunciamento de Jó Pereira foi aparteado pelos deputados Rodrigo Cunha (PSDB) e Alcides Andrade (PSD).
