Nesta quarta-feira, dia 20, a partir das 8h30, a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), com a parceria da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e  uma guarnição do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) realizam a retirada de aproximadamente 11 toneladas de lixo de um terreno localizado no bairro de Santa Lúcia.

Segundo a assessoria de Comunicação da Slum “a iniciativa ocorre após a adoção de todas as medidas administrativas adequadas ao caso, incluindo o registro de notificações e autos de infração ao proprietário, João da Rocha Pinheiro, que vinha sendo penalizado desde 2013”.

De acordo com os registros da Slum, João da Rocha foi notificado duas vezes e recebeu três autos de infração. Ele também foi autuado pela SMCCU e pela Sempma, mas não adotou as medidas previstas pelos códigos municipais do meio ambiente, de limpeza urbana e de edificações e urbanismo. Entre este total de penalizações, os últimos registros foram realizados na última quinta-feira (14), quando foi definida a operação.

O terreno tem aproximadamente 250 m² em uma área completamente aberta, onde João da Rocha estava acumulando toneladas de resíduos, entre recicláveis e lixo coletado na rua. Durante uma ação de fiscalização, a equipe da Slum constatou, além do montante de entulhos, uma grande quantidade de recipientes com água parada e larvas que devem ser do mosquito Aedes aegypti. Para a operação, agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também devem ser acionados.

Segundo estimativa da Coordenação de Fiscalização da Slum, a maior parte do lixo do local é reciclável e será doado à Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (Cooprel) unidade Benedito Bentes.

*Com Secom Maceió