A partir da próxima segunda-feira (18), a Eletrobras Distribuição Alagoas inicia uma atualização cadastral das 1,3 milhões de unidades consumidoras localizadas no perímetro urbano e rural do estado. O recadastramento será feito de forma presencial com a visita a residências, estabelecimentos comerciais e industriais e órgãos públicos.
A ação pretende ampliar a confiabilidade das informações cadastrais dos consumidores e identificar oportunidades para implementar melhorias nos processos de atendimento aos clientes. O recadastramento também prevê apontar as necessidades de regularização das redes e dos padrões de entrada de energia, contribuindo para incrementar mais qualidade e segurança na prestação dos serviços à população.
Em Alagoas, o trabalho começará por Maceió e, nessa primeira etapa, serão recadastradas quase seis mil unidades consumidoras de bairros como Vergel, Trapiche, Ponta Grossa, Prado e Levada. Os recadastradores percorrerão as unidades de porta em porta e estarão devidamente identificados com uniforme e crachá a serviço da Eletrobras.
Para o diretor Comercial das Distribuidoras Eletrobras, Luiz Armando Crestana, "com o recadastramento, a Eletrobras irá melhorar a qualidade dos serviços em relação à eficiência na leitura, entrega das faturas e a agilidade do atendimento às solicitações de serviços e reclamações. As informações coletadas também ajudarão na identificação de áreas em situações mais críticas, e subsidiarão o planejamento da expansão e modernização das redes", destacou.
De acordo com o coordenador do Projeto de Recadastramento, Augusto Faraj, a atualização cadastral faz parte das ações do Projeto Energia +. Segundo ele, entre as informações atualizadas estão endereço, nome do titular da conta, telefone, número da identidade, do CPF e a condição social da família, para acesso à Tarifa Social de Energia Elétrica.
“São dados que possibilitarão reduzir o tempo para a localização das unidades consumidoras pelas equipes de atendimento comerciais, de emergência e para os leituristas da Eletrobras", explicou Faraj. A ação também será realizada, nas outras Empresas de Distribuição da Eletrobras, nos estados do Acre, Amazonas, Piauí, Rondônia e Roraima. A previsão é que o recadastramento dure 13 meses.
CAMPANHA – As ações do recadastramento serão divulgadas por meio de uma campanha publicitária que contará com um filme para TV, inserções de spots em rádios, redes sociais, instalação de cartazes nos postos de atendimento e publicidade em portais e sites de noticias.
O Projeto Energia +, criado em 2011 através de uma parceria firmada entre a Eletrobras e o Banco Mundial, contempla recursos equivalentes a US$ 709,3 milhões que têm sido aplicados em um conjunto de ações visando à melhoria da performance operacional e financeira das Empresas de Distribuição da Eletrobras. Atua por meio de ações que visam à redução das perdas elétricas e melhoria da qualidade do serviço prestado para os consumidores de energia elétrica, contribuindo assim para a modicidade tarifária, a satisfação dos clientes, e o retorno adequado aos acionistas.
Desde o início do Energia+ já foram assinados 232 contratos que perfazem um total de R$ 648,9 milhões, aplicados, dentre outros, na aquisição de equipamentos, como religadores, reguladores de tensão, bancos de capacitores e ramais de ligação, na implantação de telemedição de alimentadores e grandes consumidores de média e baixa tensão, na substituição de medidores obsoletos e regularização de ligações clandestinas.

Maceió