O ASTRO

Desde 2015, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), vem alternando seus posicionamentos entre a defesa da presidente Dilma Rousseff e uma forte oposição ao seu governo. Neste momento decisivo para o futuro político do país, posa com isenção, nega ser “cartomante ou quiromante, para fazer previsões”, mas é especialista em equalizar cenários de bastidores e o tal “sentimento das ruas”. Munido de poderes, Renan aprendeu truques que o tornam um vidente sedutor. Engana com elegância, como o novelesco Herculano Quintanilha.

BOCA DE FORNO!

O comportamento da bancada do PMDB na Câmara Federal na votação do impeachment deve reproduzir o pensamento do senador Renan Calheiros no julgamento do impeachment. Seguindo os sinais do “rei”, o deputado federal Cícero Almeida mudou da convicção a favor do impeachment, passando pela incerteza, e agora assegura que “vota com o povo” pela queda de Dilma. Ciço não é bobo e mimetiza a vontade do líder do PMDB de Alagoas, do qual depende sua candidatura a prefeito de Maceió. E Marx Beltrão usa da estratégia de Renan, de esconder o jogo, mas deve votar em sintonia com o cacique. “Seu rei mandou dizer...”

O MENTOR

O jornalista e multifacetado Bekman Amorim de Moura garante que teve participação ativa no convencimento do senador Fernando Collor para que embarcasse no PTC, depois da saída do ex-presidente do PTB. Bekman tem dito que moveu céus e terras em Brasília, para conseguir a sigla para o ex-presidente. Não é à toa que o dinâmico preside o Fórum Nacional de Corrupção Eleitoral. Ainda bem que contra Collor o Fórum não tem nada a indagar, não é?!.

CONSOLAÇÃO

Como prêmio pelo desempenho de suas ações no comando da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, Rosinha da Adefal foi convidada a ser candidata a vereadora de Maceió e abrir a vaga para que finalmente a um sucessor promova as esperadas políticas públicas em favor da população indígena, quilombola, e para a mulher e o combate à tortura. Se depender de seu trabalho, a ex-deputada federal pode ser rebaixada a nada, depois de desdenhar do eleitor que lhe garantiu uma rápida ascensão na política.

SEM GOLPE!

Entendida de voleibol e de outros esportes, a comunista Cláudia Petuba vem praticando bastante o saque viagem. Enquanto ações prioritárias com na Base do Esporte acabaram por falta de pagamento de instrutores das comunidades carentes, a gestora tem abastecido seu Instagram com imagens de seus passeios pelo Brasil, onde aparece no MASP em Sampa, na Amazônia e protestando contra o impeachment. Desde 2015, gastou R$ 15.340,00 em diárias em suas jornadas nas estrelas. “Pagamentos antecipados” de R$ 20,6 mil para seus assessores é outro esporte em que Petuba é craque.

INEXPLICÁVEL

Servidores da pasta da Ciência e Tecnologia querem saber o motive de o secretário Pablo Viana ainda não ter sido exonerado, depois de se despedir dos funcionários e entregar o cargo ao governador. Projetos estão parados. Renan Filho ainda não decidiu se empossa John Paul Newman, e enquanto não sair a exoneração de Viana, o secretário continuará recebendo salário.

CARIMBANDO “JUDAS”

O deputado estadual Pastor João Luiz (DEM) criticou duramente o deputado federal Givaldo Carimbão (PHS) devido ao seu apoio à presidente Dilma Rousseff. O líder religioso evangélico chamou tuitou o seguinte, sobre o deputado que detém uma base eleitoral ligada à Igreja Católica “Gilvado Carimbão, ratificou o carimbo de traidor da pátria! #Impeachment já”. Com certeza, não é um caso de intolerância religiosa. É política mesmo.