O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso de acumulado de chuvas com “perigo potencial”, representado pela cor amarela, para 55 cidades de Alagoas. O aviso tem duração de até três dias, com validade até o dia 20, próxima terça-feira). Desde a manhã deste sábado (17), já chove em vários município do estado.
Em Maceió, diversos bairros como Ponta Verde, Jaitiúca, Pajuçara, Poço, Jacintinho, Mangabeiras, entre outros, já registram alagamentos e transtornos no trânsito devido a chuva que cai na cidade desde a manhã.
No bairro do Farol, parte da barreira na Ladeira Geraldo Melo deslizou. O Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) interditou uma mão da via e a Defesa Civil de Maceió esteve no local pra remover parte de um muro foi atingido. Ninguém se feriu.





De acordo com o Imnet, deve chover de 20 a 30 milimetros/hora ou até 50 milímetros por dia, durante o prazo do aviso. Há riscos de pequenos deslizamentos e alagamentos.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) também divulgou que o fim de semana em Alagoa será marcado por céu nublado e chuvas em praticamente todo as regiões do estado.
A Defesa Civil de Maceió emitiu nota informado que, nas últimas 24h, os pluviômetros registram um acumulado de 55 mm de chuvas, com maior intensidade no bairro do Clima Bom. Choveu em maio 76 mm, o que representa 25% do esperado para todo o mês, que é 295 mm.
Ainda segundo a DC de Maceió, duas ocorrências foram registradas na tarde deste sábado (17), uma por ameaça de colapso de edificação e uma por deslizamento de barreiras. O órgão está em nível operacional de atenção e já emitiu alerta para a possibilidade de deslizamentos de terra.
Ainda segundo o Inmet, até o dia 20 de maio, deve chover em 55 municípios alagoanos; confira quais:
Anadia, Arapiraca, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Branquinha, Cajueiro, Campestre, Campo Alegre, Campo Grande, Capela, Colônia de Leopoldina, Coqueiro Seco, Coruripe, Feira Grande, Feliz Deserto, Flexeiras, Ibateguara, Igreja Nova, Igreja Nova, Jacuípe, Japaratinga, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Maribondo, Matriz de Camaragibe, Messias, Murici, Novo Lino, Olho D'água Grande, Paripueira, Passo do Camaragibe, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Porto Calvo, Porto de Pedras, Porto Real do Colégio, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São Brás, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Satuba, Teotônio Vilela, Traipu e União dos Palmares.
O Inmet recomenda que em caso de emergência ou informações e dúvidas à população busque a Defesa Civil (199) e ou o Corpo de Bombeiros (193). O órgão também orienta que as pessoas não enfrentem o mau tempo, observe alterações em encostas e barrancos e evite usar aparelhos eletrônicos conectados à tomada.