Durante solenidade de entrega de equipamentos para a Guarda Municipal, na manhã desta quinta-feira (14), o prefeito Rui Palmeira comentou a situação dos servidores municipais, em greve há dois meses. Segundo o gestor municipal, a prefeitura está no limite financeiro diante da crise e tentando evitar atrasos e parcelamentos de salários.

De acordo com o prefeito, o limite de reajuste que o município pode conceder, já foi sinalizado para a classe. “Temos preocupação. Não vamos dar reajuste que amanhã não possamos pagar. É uma realidade de vários locais do Brasil, como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e outras capitais do nordeste, que tiveram dificuldade em pagar o 13º, e aqui estamos rigorosamente em dia. A gente precisa ter limite, 3% para servidores 4,5% para educação que já foi aceito”, disse.

O limite por sinal, foi estabelecido justamente para que a situação não piore, diante da crise política e financeira que se estabeleceu sobre o país. “Gostaríamos de conceder mais, mas infelizmente a situação financeira não nos permite, sob pena de ter atrasos, parcelamento e isso não queremos que aconteça”, explicou.

Guarda Municipal equipada

A solenidade em questão foi a entrega de 20 bicicletas e equipamentos de proteção individual (EPI’s) à Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (Semsc).

Sobre a atuação da Guarda Municipal, o prefeito afirmou que investimentos são feitos, mas ainda há uma questão que pode ampliar as atividades da corporação. “Pensamos em ampliar a atuação da guarda. Aguardamos a tramitação da questão do porte de arma, porque sabemos que em algumas regiões, sem armas, não se pode entrar. Mas, resolvida essa questão, pensamos em levar a Guarda para outros bairros”, disse.

Essa ampliação por sinal, preocupa o prefeito Rui Palmeira, justamente pela segurança dos profissionais. “É preocupante. A própria guarda tem buscado parcerias com a Polícia Militar e a Polícia Civil, por conta da necessidade que o município. E temos conseguido, porque temos 800 homens que podem ajudar”, afirmou.

Impeachment

O gestor municipal se posicionou novamente sobre o processo de Impeachment da presidente Dilma Rousseff, que será votado no próximo domingo na Câmara dos Deputados.

“Aguardamos na torcida que não haja violência e que as coisas transcorram da melhor forma possível no domingo”, concluiu.

*Colaboradora