O primeiro Congresso Regional de Segurança do Trabalho, promovido pela Prevalle, no próximo sábado (9), em Juazeiro (BA), vai contar com a palestra do auditor-fiscal do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas (SRT/AL), Alexandre Sabino, sobre NR12, fazendo uma comparação entre a NR12 antiga e a nova, uma vez que essa norma foi alterada em 2010.

“Vou dar destaque para o fato de que, na versão antiga, ela era muito mais subjetiva, o que dava margem a muitas interpretações diferentes. Já na redação atual essa subjetividade não acontece, pois a Comissão responsável pela atualização da NR12, comissão essa formada por representantes do Governo, dos empresários e dos trabalhadores, optou por deixá-la muito mais técnica, evitando interpretações variadas”, pontuou.

Alexandre Sabino também vai falar da postura da fiscalização quando da inspeção de máquinas e equipamentos e do aumento gradual da quantidade de Autos de Infração lavrados com base na NR12, uma vez que, tendo uma norma mais "técnica", a própria fiscalização do trabalho teve que se especializar. “Por fim, vou comentar sobre a cruzada que o empresariado vem travando contra a atual redação da norma, o que se justifica pelo aumento da quantidade de autos de infração e, principalmente, pelas interdições realizadas de máquinas e equipamentos considerados perigosos para os trabalhadores”, finalizou o auditor-fiscal do Trabalho.