Visando aprimorar o funcionamento do sistema de transportes de Maceió, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que melhorias serão implantadas, a partir de sábado (02), nos bairros do Pontal da Barra e do Benedito Bentes. As medidas para tornar mais eficaz o atendimento à população foram apresentadas em reuniões com representantes e lideranças comunitárias durante esta semana por meio do setor de articulação do órgão.
Para o Benedito Bentes, a nova programação trata-se do atendimento ofertado pelos ônibus aos conjuntos habitacionais conhecido por ‘Recantos’, os quais ganharão uma linha de integração que ligará o terminal do Mocambo ao terminal do Salvador Lyra.
A linha 4011 (Mocambo/Terminal Salvador Lyra via Recantos) fará integração temporal com todas as outras linhas troncais do Benedito Bentes e com as do terminal do Salvador Lyra. “Os usuários do sistema de transporte que vivem nos ‘Recantos’ terão mais opções de deslocamento podendo ter várias opções agora também no terminal do Salvador Lyra”, afirma a coordenadora de Programação da SMTT, Paula Araújo.
Os moradores dos ‘Recantos’ continuam sendo atendidos pela linha 802 (Benedito Bentes/Colina), que pode levá-los até o terminal Integrado do Benedito Bentes. “Três linhas troncais deixam de passar por lá, mas a população contará com as linhas 4011 e 802, que passarão com maior frequência”, explica a coordenadora.
No Pontal da Barra
Para o Pontal da Barra, a nova programação consiste na implantação do sistema integrado do transporte público. As linhas 500 (Pontal/Rodoviária), 605 (Pontal/Iguatemi) e 906 (Pontal/Ufal) passam a fazer a integração temporal no Terminal do Trapiche. Com o cartão Bem Legal, o passageiro pode pegar qualquer linha desse terminal sem pagar outra passagem por isso, inclusive a 201 (Circular I) e a 202 (Circular II), que deixam de passar pelo Pontal da Barra a partir deste sábado (02).
As demais linhas do terminal do Trapiche que poderão ser utilizadas pelos moradores do Pontal da Barra através da integração temporal são as linhas 503 (Joaquim Leão/Feitosa), 713 (Joaquim Leão/Ponta Verde) e 906 (Trapiche/Ufal). A integração temporal permite ainda a utilização das linhas 107 (Cruz das Almas Trapiche) e 407 (Trapiche/Hospital Usineiros), que passam na Avenida Siqueira Campos, perto do terminal do Trapiche.
Para o estabelecimento da nova operação na região foram realizadas consultas populares e observados aspectos técnicos, adequação ao número de viagens transitando pelo Pontal da Barra e o fato de ser um ponto turístico da cidade.