Pancadaria entre petistas e anti-petistas fere a democracia

18/02/2016 07:37 - Geral
Por Eliane Aquino
Image

O que o Brasil assistiu ontem em São Paulo, mais precisamente na frente do Fórum Criminal de Barra Funda, onde o ex-presidente Lula e sua esposa, Marisa Letícia deveriam depor sobre o polêmico apartamento triplex em Guarujá, passou longe de ser parte do processo democrático no país. O que aconteceu ali, entre petistas e anti-petistas, foi um ato de selvageria, impróprio a qualquer debate político que se preze.

A manifestação prevista tinha dois eixos, o da militância petista em apoio a Lula, e o da oposição, contra Lula. Os petistas levaram suas bandeiras, seus discursos, e os anti-petistas levaram como símbolo o boneco inflável com a cara do ex-presidente, o já famoso Pixuleco. Cada qual na sua arena tinha direito à livre expressão política, prevista na democracia e na Constituição brasileira.

O que aconteceu em segundos transformou a manifestação numa verdadeira praça de guerra, com espancamentos entre os dois grupos e a Polícia Militar tendo que intervir com bombas de gás, cassetetes e gás de pimenta. Uma lástima em um Brasil que conquistou a duras penas e à custa da vida de tantos, o seu estado democrático de direito. Em nome de que, ou de quem, pessoas viraram selvagens, quebrando a calçada com as mãos e jogando pedras uns nos outros? Quem incentiva, patrocina uma barbaridade como essa? Quem treina militantes para cometer crime contra a democracia?

O Pixuleco foi rasgado, mas, rasgaram, sobretudo, a democracia brasileira.

Por outro lado, questiona-se porque Lula não quer depor sobre o triplex de Guarujá.

Uma liminar concedida na noite anterior impediu o ex-presidente e a esposa dele, Marisa Letícia, de comparecerem ao fórum para os depoimentos.

O que Lula teme, já que a sua defesa e o seu porta-voz, o Instituto Lula, dizem a toda hora que ele não tem absolutamente nada a ver com o caso? Por que a liminar o blindando de esclarecer, de uma vez por todas, no fórum certo para isso, que ele é de fato inocente? Que marmota esconde Lula, o ex-presidente?

Ontem, na Câmara Federal, o deputado Rubens Bueno, do PPS do Paraná, disse em plenário que a Andrade Gutierrez, outra empresa envolvida na corrupção da Petrobras, colocou no sítio de Atibaia, São Paulo, em 2010, uma antena de telefonia celular da OI no valor de R$ 1 milhão. Segundo o parlamentar, para “agradar” Lula, frequentador assíduo do local.

Espera-se que, em alguma hora, ou Lula prove que é inocente, ou as investigações provem que ele tem culpa no cartório. Mas espera-se, sobretudo, que a disputa entre petistas e não petistas não violente, ainda mais, a democracia brasileira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..