Giro com 19 notinhas sobre a corrida eleitoral em AL

12/02/2016 17:39 - Edmilson Teixeira
Por Edmilson Teixeira

Marechal Deodoro

Deputado Sérgio Toledo está investindo firme na candidatura de seu genro, o vereador por Marechal Deodoro, Cacau (PSD), que este ano decidiu disputar a Prefeitura deodorense. O garoto entra no calor de um grupo coeso da oposição, que tem criticado severamente a administração do prefeito Cristiano Matheus, feita, segundo eles, nas custas de muita badalação, propaganda, farra e tudo mais; porém com pouca ação para oferecer aos munícipes, que ficam dependentes dos serviços públicos de Maceió.       

Junqueiro

O empresário Leandro Silva está entrando forte na campanha  de prefeito na cidade de Junqueiro. Atuou ativamente nos festejos carnavalesco, sobretudo no calor dos foliões que têm demonstrado simpatia por sua candidatura.

Santa Luzia do Norte - 01

Otimista pelas pesquisas internas encomendadas pelo PP municipal, que lhe deixam na primeira colocação, o candidato oposicionista Márcio Santos (PP) disse que toda uma estrutura de campanha vem sendo montada, a fim de conquistar a Prefeitura de Santa Luzia do Norte. No sábado de Carnaval colocou um bloco de rua no frevo da festa, reunindo uma multidão acima do esperado, diz o Márcio Lima. Argumenta que conta hoje, com o apoio de cinco vereadores dos nove que compõem o Legislativo municipal.

Santa Luzia do Norte – 02

Além de Márcio Lima, a disputa eleitoral do município atualmente apresenta mais quatro candidatos: o vereador Edson Mateus, a ex-prefeita Fátima Barros (PMDB), Maurício Lisboa que segundo Márcio é um forasteiro que desceu de paraquedas apoiado pelo vereador por Maceió, David Davino, e João Pereira (PT) atual prefeito, esse, diz Márcio, que enfrenta uma das piores rejeições da história política local, conforme as últimas pesquisas internas.  

Anadia/ Maribondo  

A crise na administração pública de Maribondo vem sobrando para o vizinho município de Anadia. Nas redes sociais os comentários são de que os pacientes que dependem dos serviços dos SUS estão correndo praticamente todos para Anadia, sobretudo para o Hospital, onde agora no Carnaval o órgão atendeu  144 casos de atendimento. Casos de  atendimento e distribuição de medicamentos, também vêm sendo prestados nos postos de saúde de Anadia, para o povo de Maribondo.

Maribondo- gravidade

Em Maribondo a situação está tão delicada, que todo dinheiro que entra do FPM, o prefeito Tonho de Eurico fica sem vê-lo. É que a Justiça está bloqueando seu acesso, por conta de um acordo junto com o próprio prefeito feito em outubro passado. Isso porque os funcionários estavam com seus salários atrasados e a Justiça agora é quem se encarrega de liberar o pagamento de todos. Mesmo assim, muita gente ainda está sem receber há alguns meses.  

Maribondo – politica

Mesmo diante da crise desgovernada, o prefeito Tonho de Eurico diz que vai para a reeleição este ano. Além dele, desfilam atualmente em ritmo de campanha eleitoral, mais quatro nomes na cidade. O ex-prefeito Aremilton, o vereador Ubiratan Nunes (presidente da Câmara), Claudivan Almeida e Serginho Marques. “Esse é um grande desafio da minha vida: entrar nessa disputa, a fim de vencê-la e partir com unhas e dentes, na busca de meios que possam tirar Maribondo dessa mesmice!” comentou Serginho Marques, contente pela receptividade de sua campanha junto com a família e eleitores do município.   

São Miguel dos Milagres

No “Carnamilagres”, o casal Dino e Josinete Braga saiu em vários blocos mostrando muita disposição e entusiasmo. Foram convidados para os blocos São Miguel é Pra Quem Ama, o 45 Graus que foi fundado por Josinete,  e também na Escola de Samba Unidos de Porto da Rua. Na Quarta-Feira de Cinzas brincaram no bloco Bacalhau na Vara organizado pelos comerciantes locais. Dino já foi prefeito durante três mandatos, mas desta vez está lançando o nome da esposa, a fim dessa chegar também no trono municipal.

Mata Grande

O ex-vereador Jean Gomes atualmente gerente do Banco do Brasil, em Matriz de Camaragibe/AL, afirma categoricamente que é candidato a prefeito em Mata Grande, sua terra natal. Lideranças e empresários da região discutiram amplamente esse assunto durante esse período carnavalesco lá no alto sertão alagoano. “O Jean vai entrar como alternativa, visando, sobretudo acabar com o monopólio político de duas famílias tradicionais de Mata Grande” disse um aliado. 

 Palmeira dos Índios 

Vereador Júlio Cezar (PSB) vem tirando o sono dos atuais líderes políticos palmeirenses.  Embalado na mídia desde 2014 quando se candidatou ao governo de Alagoas pelo PSDB, Cezar ganhou a simpatia do povo de sua terra, quando anunciou disposição para comandar a Prefeitura. Nas pesquisas internas, Cezar sai na frente de seus prováveis adversários. O ex-deputado Gervásio Raimundo é um de seus admiradores.  

Viçosa

Vereadora e vice-presidente da Câmara, Micheline Fernandes (PV) praticamente não dormiu durante esse Carnaval. É que em clima de campanha visando a Prefeitura de Viçosa/AL, a candidata frequentou tudo que era festa de momo; tanto na cidade como nos povoados. Pegou até carona com a presença do governador Renan Filho na quinta-feira que antecedeu o Carnaval, quando esse foi visitar a reconstrução de uma escola que funcionará em tempo integral.

Viçosa- relação

Além de Micheline Fernandes, outros candidatos aproveitaram a festa carnavalesca, a fim de  propagar seus nomes politicamente visando a Prefeitura. Davi Brandão (PDT), João Bosco (PRTB), Klécio Santos (PC do B) e o atual gestor, Manoel dos Passos (PSDB), o Vô como é conhecido.  O Klécio para quem não sabe, é o eterno presidente da Cooperativa Pindorama, que fica em Coruripe. É conhecido de Klécio Paizinho, numa referência ao pai que se chama Zé Paizinho.

Cajueiro   

Zé Carlos do PT fez campanha até umas horas em Cajueiro durante este Carnaval, promovendo seu nome visando às eleições de outubro. Entra pela terceira vez consecutiva numa campanha, na tentativa de alcançar seu grande sonho: derrubar os poderosos do dinheiro, por meio do apoio popular do eleitor. “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, brinca o Zé.

Capela

Em Capela nenhum opositor até agora anunciou sua candidatura. Enquanto isso, o prefeito Eustaquinho Moreira (PSDB) vem costurando alianças, a fim de entrar forte no páreo, visando a sua reeleição.

Pilar

Semelhante a Capela está o município do Pilar. É que até agora somente o nome do prefeito Carlos Alberto Canuto (PMDB) é quem está na vitrine política. Os opositores nem sequer  estão se organizando, a fim de peitar o atual mandatário. Na segunda-feira de Carnaval, Canuto comandou seu bloco de rua que mantém há 19 anos, onde cerca de 30 mil foliões fizeram parte do arrastão. A galera partiu da Chã até a Orla Lagunar. 

Junqueiro - arrumação 

Situação e oposição estão se unindo em Junqueiro, que ao que parece é pra  formar uma chapa, a fim de sequenciar os trabalhos da família Pereira no poder. É que Morgana Tavares (PMDB), filha do ex-prefeito Raimundo, que até há pouco tempo teria anunciado sua candidatura à prefeita, agora anda de mãos dadas com o prefeito Fernando Pereira. Esse quer colocar seu atual vice, como cabeça de chapa, e ao que tudo indica,  a menina sairá como vice.  

São Luiz de Quitunde

Jilson  Lima o atual prefeito de São Luiz, diz que nesses seus três meses de governo já pagou cinco folhas de pagamento do servidor municipal. O abacaxi foi deixado pelo prefeito afastado, Eraldo Pedro, onde várias pendências financeiras estão sendo resolvidas. Animado com seu ritmo de ação, Jilson já pensa seriamente em ir para a reeleição. O problema é enfrentar seu grande aliado, o ex-prefeito Cícero Cavalcante que está disposto a comandar a Prefeitura num terceiro mandato.

Porto Calvo

No interior do Estado, principalmente em ano eleitoral, o ‘termômetro’ é medido nas festas populares como o Carnaval. Em Porto Calvo, região Norte, por exemplo, o ex-prefeito, Antônio Carlos (PMN), não teve sossego, foi convidado para frevar em quase todos os blocos, porém, o ponto alto foi o desfile do bloco 33 graus na Folia. Mais de dez mil pessoas saíram às ruas da histórica cidade ao som das bandas Erê, Bora Bora e Chicana. “O calor do povo, o carinho e a simpatia pelo trabalho que fiz em Porto Calvo é o que me motiva mais e mais a seguir trabalhando pela cidade”, disse.

Satuba

Prefeito Paulo Acioly está na luta para permanecer por mais quatro anos à frente da Prefeitura. Tenta a todo custo driblar a crise econômica, a fim de melhorar a situação de sua imagem administrativa. “Satuba ao que me parece, é o município alagoano que mais sofreu  com o governo federal”, diz, revoltado pelo fato de ter perdido cerca de 200 mil  reais no repasse mensal do FPM, por conta da divisão territorial com Rio Largo, que resultou na redução da população satubense.

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..