Mais uma medida foi criada para poder atender aos casos suspeitos de zika e microcefalia. O Plano de Ação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) recomenda que para os 111 casos já notificados de microcefalia, a indicação é que todos façam tomografia computadorizada de crânio no Hospital Geral do Estado (HGE), que realiza seis exames por dia. Outra medida solicitada pela secretaria é que  seja efetuada a coleta de sangue periférico nas unidades sentinelas.

Segundo informações da assessoria de Comunicação “para os novos casos suspeitos que venham a ser notificados,  a recomendação é de que eles sejam atendidos no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa), onde deverá ser feita punção, coleta de sangue e tomografia”.

“Nos casos positivos, o recém-nascido deve ser acompanhado pelo neuropediatra, geneticista; ser submetido a um ecocardiograma, ultrassonografia de abdômen; e ter sua audição avaliada, assim como o fundo dos olhos”, complementou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.

*Com assessoria