A unidade do Pam Salgadinho passará por reforma em três alas do prédio ainda este ano, conforme anunciou o secretário de Saúde de Maceió Thomaz Nonô, em entrevista ao programa Bom Dia Alagoas, nesta quinta-feira (19). A precariedade dos serviços na unidade tem sido alvo constante de reclamação dos funcionários e médicos, além dos pacientes.
Nonô esclareceu que a saúde municipal tem diversas prioridades, mas a principal delas é garantir a presença dos servidores nos postos de saúde para que o atendimento a população seja ofertado. “Eu sei que tem mais de 200 prioridades, mas essa é a primeira e a fundamental”, disse ele.
A reforma, segundo o secretário, será executada em três alas para possibilitar o funcionamento da unidade em serviços básicos ao pacientes. Ele reconheceu as problemáticas do Pam Salgadinho e afirmou que são problemas antigos e relacionados a gestão.
O Pam Salgadinho conta com 13 alas de atendimento, que contempla um centro cirúrgico e salas de exames que estão fechadas. “Tem um laboratório que não funciona, tem um centro cirúrgico que há anos não funciona porque não tem a luz que ilumina o paciente durante o procedimento, tem um raio-x que também parado por não ter um reagente”, detalhou ele.
Os recursos utilizados para reforma já estão garantidos, além da Secretaria de Saúde contar com a doação da entidade Amigos do PAM. “não vou ficar escravo de datas. Eu vou recuperar esses três blocos para que o PAM volte a funcionar”, disse Nono ao explicar que não estabelecerá prazos para execução da reforma.