O público infantil terá mais uma opção de entretenimento e diversão durante a 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. É a presença da brinquedoteca Casa Mágica, que terá variada programação durante os dez dias de evento. Oficinas para desenvolvimento de atividades artísticas, contação de histórias, pintura facial e muito mais vão compor o estande da brinquedoteca de 20 a 29 de novembro no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.
De acordo com Rafaela Gonçalves, psicóloga formada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e responsável pela Casa Mágica, o estande terá uma proposta diferente do que é visto normalmente. Para o espaço, em si, ela espera receber crianças a partir de 6 meses. Já para as oficinas, que serão ministradas gratuitamente, as crianças a partir de 3 anos de idade são esperadas. Acompanhada de seus pais, elas terão vários momentos de entretenimento, diversão e, ainda, atividades desenvolvidas em parceria com a Cozinha da Manu.
“É de extrema importância que a Casa Magica apoie e participe de eventos como este por se tratar dos pontos que mais incentivamos as crianças, que são a leitura, a cultura e o incentivo à imaginação! Trabalhamos com isso todos os dias e resgatamos nelas esse desejo de ler e viajar em diversos mundos. Além disso, a Manu [da Cozinha] é nossa parceira desde nosso começo e trará, em horário oposto aos de nossas oficinas, outras de culinária e venderá vários tipos de doce no estande. Assim como nós, que também ofereceremos material para algumas oficinas num preço extremamente acessível”, explica Rafaela.
Para ela, o público infantil demonstra boa recepção ao que lhe é oferecido com carinho e, além disso, a família participa junto, o que promove união e harmonia. “A Bienal, além dos livros, traz essa proposta de preparar espaços, para as crianças, que lhe chamem atenção e despertem curiosidade. Em contrapartida, os pais tem sentido uma necessidade grande de que sejam ofertados espaços assim, desses que acrescentem aos seus filhos, além de toda diversão que vem junto”, diz a psicóloga.
Outra importante parceira da Casa Mágica que participará da extensa programação durante a Bienal do Livro de Alagoas é a Rihappy, que estará no estande com o solzinho para uma tarde de fotos bem divertida e cheia de surpresas já no próximo sábado, 21. Além disso, outro destaque da programação é a Gaiola de Ideias, a ser realizada no domingo, 22. “Será um momento para contação de histórias, pensado especialmente para que as crianças da nossa cidade guardem as melhores lembranças da infância”, diz.
A psicóloga reforça para os que não puderem participar dessas atividades, em especial, isso não será um problema. “Teremos durante todos os dias, um espaço criativo, onde eles poderão brincar, pintar, colar, cortar e desenhar. Contaremos com oficinas gratuitas e de preços acessíveis a todos os públicos, espero que se divirtam e curtam nosso pedacinho de quintal na Bienal. Nós estamos muito animados e esperamos todos por lá”, conclui Rafaela Gonçalves.
A Bienal
A 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, edição 2015, é uma realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Edufal e da Fundação Universitária de Desenvolvimento e Extensão e Pesquisa (Fundepes), da Prefeitura Municipal de Maceió, do Governo do Estado de Alagoas. Além do patrocínio cultural da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Gráfica Moura Ramos, Braskem, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Sesc, Senac, Sebrae Alagoas, Unopar e Ceap.
O evento conta com o apoio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), Associação Nacional de Livrarias (ANL), Organização Arnon de Mello, Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Pajuçara Sistema de Comunicação, Instituto Zumbi dos Palmares, Detran-AL, Hotel Ponta Verde e Maceió Shopping.