Em mais uma ação itinerante para facilitar o acesso dos maceioenses à doação de sangue, cujo gesto pode salvar até quatro vidas, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza itinerantes nas Centrais JÁ dos Shoppings Maceió, Farol e Pátio Maceió. As três iniciativas, que acontecem em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), serão realizadas nestas terça (17), quarta (18) e quinta-feira (19), das 8h às 16h.
Nesta terça (17), a Unidade Móvel do Hemoal está no Maceió Shopping, no bairro Mangabeiras, na quarta-feira (18) a ação acontece no Shopping Farol, no bairro do mesmo nome e, na quinta-feira (19), no Shopping Pátio Maceió, na entrada do bairro Benedito Bentes. Por meio destas ações, a gerência do hemocentro alagoano espera formar um estoque estratégico para atender a demanda transfusional durante o feriadão da Consciência Negra, que acontece de sexta (20) até domingo (22).
Os interessados em realizar a doação de sangue, cujo gesto pode salvar até quatro vidas, devem possuir no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg, segundo o Ministério da Saúde (MS). É imprescindível também, ainda de acordo com a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha, portar um documento de identificação com foto e estar em perfeito estado de saúde.
“Há impossibilidade de realizar a doação, quando o candidato não preenche esses pré-requisitos e seja portador do vírus HIV ou que já foi acometido por sífilis, doença de Chagas e, após os onze anos de idade, tenham contraído hepatite. O candidato à doação deve estar bem alimentado e, se for menor de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis”, informou Maria das Graças Padilha.
E no caso das mulheres, ainda de acordo com a assistente social do Hemoal, não é permitida a doação para aquelas que estejam grávidas ou amamentando. Já para repetir o gesto solidário, elas devem respeitar um prazo de três meses e os homens dois meses.
Maceió e Interior – Na capital alagoana as doações devem ocorrer no Hemoal Trapiche, situado na Rua Dr. Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE). O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Já no Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 11h.
Para os voluntários que estejam no interior, as doações podem ser realizadas na sede do Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). O órgão está localizado na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, e funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.