Em memória de Jayme Miranda

07/11/2015 15:38 - Geraldo de Majella
Por redação

Jayme Miranda (1926) nasceu quando o prestigio da Revolução Russa multiplicava os partidos comunistas e seus militantes por todo o mundo. O Partido Comunista Brasileiro (PCB) surgia em 1922 e elegeria seus primeiros representantes em 1928, o operário marmorista Minervino de Oliveira, e o alagoano de Viçosa, Octávio Brandão, ambos pela legenda do Bloco Operário e Camponês (BOC).

A juventude de Jayme encontrou o mundo em guerra e a União Soviética como esperança da humanidade contra a máquina liberticida do nazismo.  

A resistência dos povos da URSS e Exército Vermelho comovia e mobilizava o mundo, quando Jayme se alista nas fileiras dos combatentes da liberdade na sua Alagoas.  

A vitória contra o nazismo muda o panorama político no mundo e no Brasil. Mas no Brasil por pouco tempo. O PCB é logo posto na clandestinidade, exigindo que um grande número de militantes renunciasse à vida legal para prosseguir na militância socialista: Jayme é um deles.  

A direita italiana rearticulou a máfia depois da guerra, mas não pôs o Partido Comunista na ilegalidade. De Gaulle procurou restringir a atuação do Partido Comunista Francês (PCF), mas não impediu sua ação legal. O obscurantismo e o caráter antinacional das elites brasileiras no pós-guerra baniram a energia patriótica e transformadora do PCB e de seus aliados do cenário nacional, com graves prejuízos para os interesses do País e do povo brasileiro.

O imperialismo e suas forças auxiliares promoveram o Golpe de 1964. A caçada aos que resistiram aos golpistas alcançava Jayme Miranda em 1975 no Rio de Janeiro.  No breve perfil de Jayme que escrevi para o jornal Movimento no final dos anos 70, havia a versão de que teria sido tiroteado em Pilares, Rio de Janeiro, e seu corpo em seguida jogado ao mar.  

O ensaio biográfico de Geraldo Majella tem a virtude de cultivar sua memória, memória das lutas do povo alagoano, memória da luta do povo brasileiro.

Brasília, 1º de fevereiro de 2014.

Aldo Rebelo, ministro da Defesa  

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..