Vereador denuncia na Polícia companheiro que lhe ameaçou

04/11/2015 11:21 - Edmilson Teixeira
Por Edmilson Teixeira de Lima

Vereador por Tanque d’Arca, Manoel  Cavalcante de Lima (PSD), o Manoel do Filé como é conhecido baixou na tarde desta terça-feira, na Delegacia de Polícia de Palmeira dos Índios, a fim de registrar um B.O, Boletim de Ocorrência, por questão de ameaça de morte, anunciada por seu companheiro de bancada, Carlos Jorge Ferreira de Araújo (PMDB).  É que Manoel do Filé está à frente da Comissão Parlamentar de Investigação que visa consolidar o futuro político do prefeito afastado, Roney Valença, acusado de  compra de votos e uma série de improbidade administrativa, e Carlos, íntimo parceiro de Valença, não está sentindo firmeza que o amigo escapará dessa investigação. O atual prefeito é o presidente da Câmara, Antônio Teixeira (PMN), já que o vice, Valdemir Lima também foi afastado.  

O clima esquentou mesmo durante a sessão da última sexta-feira, oportunidade em que poderia haver um desfecho sobre a cassação do mandato de Roney Valença. “Ele me chamou em particular na porta da Câmara, e disse que se o Roney fosse cassado eu seria o apontado”, explicou Manoel. No BO disse também que essa não foi a primeira vez que o vereador Carlos lhe ameaçou. “Ainda este ano ele falou no meio da rua e de algumas pessoas que eu seria o mais fácil de pegar; então, essa situação já está passando dos limites. Sou um homem de paz, nunca gostei de briga, nem tampouco tenho passagem pela Polícia. Espero que as autoridades tomem as providências porque se algo acontecer como  ficará minha família?”, questionou.

Em março deste ano, o vereador Carlos Jorge foi julgado e condenado por 16 anos, pelo Tribunal do Júri, coordenado pelo juiz Fausto Magno, durante julgamento no Fórum de Anadia/AL. Só que ele recorreu da sentença e responde em liberdade.  Tudo porque  há 12 anos, ele teria sido apontado como o assassino do vereador Renato Lima Filho, lá de Tanque d’Arca. Com a devida condenação, o juiz  teria  solicitado a perda imediata de seu mandato. Porém, com a manifestação da defesa, a solicitação também será analisada pelo Tribunal de Justiça.

Quadro vivenciado por essa gestão

A situação política em Tanque D’arca é de incerteza,  já que o cargo está ocupado interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Teixeira (PMN). Ele assumiu desde junho de 2013, quando o prefeito, Roney Valença, e seu vice, Valdemir Lima, foram afastados pela Justiça Eleitoral após investigação por compra de votos.

Só que no início de agosto deste ano, Valença conseguiu liminar que suspendeu seu afastamento. No entanto, o vice não foi reconduzido ao cargo estando, inclusive, proibido de adentrar nos prédios públicos por decisão judicial. Quatro dias após assumir a Prefeitura, Roney Valença teve seu mandato novamente cassado, não tendo a tal ação  ligação nenhuma com a liminar emitida anteriormente. Desta vez, por pagamentos irregulares na execução da obra de construção de uma creche e um ginásio. O afastamento foi baseado numa Ação Civil de Improbidade Administrativa contra o político e proferida pelo juiz José Braga Neto, com autoria da procuradoria do município, representado por Laís Sá Leite de Souza. Por conta disso, o presidente da Câmara, Antonio Teixeira reassumiu o cargo. Desde então, a maioria da bancada vem lutando, a fim de cassar o mandato de Valença.  

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..