Projeto “Arte no Prato” une gastronomia e arte alagoana

31/10/2015 15:57 - Maceió
Por Redação com Agência Alagoas
Image

Desfrutar do melhor da gastronomia alagoana, colecionar pratos ilustrados por alguns dos mais talentosos artistas da terra e ainda contribuir para uma causa social: a partir deste sábado (31), esta é a experiência que o público terá a oportunidade de conferir com o projeto Arte no Prato, desenvolvido e patrocinado pela Algás, distribuidora alagoana de gás natural, em parceria com alguns dos principais restaurantes de Maceió, todos eles utilizadores de gás natural em suas cozinhas.

Para dar vida ao maior projeto artístico-gastronômico já desenvolvido no Estado, 20 restaurantes de diferentes especialidades foram convidados a desenvolver receitas exclusivas tomando como inspiração o artesanato alagoano. A partir dos nomes e ingredientes das receitas, um time de dez artistas visuais teve como desafio criar duas ilustrações, cujas imagens foram reproduzidas e impressas em uma coleção inédita e limitada de pratos de porcelana.

Assim surgiram delícias gastronômicas e visuais como o “Gamberi Bordado à Labirinto”, criação do restaurante italiano Maria Antonieta interpretado por Rosa Piatti; o “Ragu de Cordeiro à Renda do Parmesão”, no cardápio do Palato Farol, ilustrado por Dalton Costa; o “Boa-noite Peixe Majestade”, no Akuaba, desenhado por Herbert Loureiro, e a “Tilápia Redendê dos Entremontes”, do Divina Gula, assinado por Pedro Lucena, dentre obras que contam ainda com nomes de peso como Maria Amélia Vieira, Lula Nogueira, Myrna Maracajá, Suel, Weber Salles e Thales França.

Para ganhar e colecionar os pratos basta consumir nos restaurantes participantes a receita criada para o projeto até o dia 30 de novembro (ou enquanto durarem os estoques). A cada prato entregue para os clientes, os restaurantes destinarão o valor de R$ 10 para o projeto Arte no Prato, que em novembro realizará um circuito de oficinas de arte e artesanato comandado pela Galeria Karandash para 100 jovens e adultos em vulnerabilidade social.

“O projeto Arte no Prato é uma oportunidade para que a Algás e todos aqueles que aderirem ao projeto através da compra dos pratos, juntos, participem da construção de uma ‘rede do bem’, de uma sociedade que reconhece e valoriza a sua própria cultura, atua como cidadão responsável e passa adiante essa ideia”, afirma Felipe Guimarães, gerente de marketing e comunicação da Algás.

A exposição está aberta ao público neste sábado (31) e ficará em cartaz na galeria de arte Galpão 422, no Jaraguá, até o dia 30 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 16h às 20h, e sábado, das 9h às 13h.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..