Até o final desse ano a Prefeitura de Rio Largo deve entregar os conjuntos habitacionais Antônio Lins e Barnabé Oiticica. A informação foi passada pela secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Rafaela Torres. “O município já encaminhou para a Caixa Econômica Federal todos os dossiês que têm a lista previa”, explicou Rafaela.

A secretária revelou que em 30 dias deve ocorrer o sorteio a quadra e o lote de quem vai morar no conjunto Antonio Lins. Rafaela explicou que o Conjunto Antônio Lins tem uma peculiaridade: uma parte é para beneficiários ainda da enchente de 2010 que não estão nas casas e outra parte é do programa Minha, Casa Minha Vida Baixa Renda, onde se vai alocar todas as pessoas que ocuparam o Residencial Edson Novaes Machado.

No Conjunto Habitacional Antonio Lins serão beneficiado 1.751 famílias (de Rio Largo), sendo uma parte no programa da Reconstrução e 1.849 famílias (de Maceió) por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, Baixa Renda, para quem recebe de zero a R$ 1.600,00. O Conjunto Habitacional Barnabé Oiticica é 100% do Programa Minha Casa, Minha Vida Baixa Renda e irá abrigar 1.461 famílias.

A secretaria informou que na gestão do prefeito Toninho Lins foi construído, para beneficiários do município de Rio Largo, um total de 6.206 unidades habitacionais. São os conjuntos habitacionais Barnabé Oiticica, Antônio Lins, Jarbas Oiticica, Francisco Tavares Granja, José Carlos Perucetti, Edson Novaes Machado, Bosque dos Palmares, Senador Teotônio Vilela Filha e Demorisvaldo Wanderley. 

“A prioridade do prefeito Toninho Lins é atender os beneficiários da enchente de 2010 que estão há mais de cinco anos aguardando todo processo para iram para suas casas. Não foram ainda porque o outro conjunto, o Edson Novaes Machado, que era da Reconstrução foi ocupado irregularmente. Este será retomado pela construtora, concluída a obra e transformado para o Programa Minha Casa, Minha Vida, Baixa Renda onde também pela Secretaria será feito o cadastro”, assinalou.

Rafaela lembrou que há duas semanas acompanhou o prefeito Toninho Lins, em viagem a Brasília, para resolver a questão dos equipamentos públicos para poder entregar os empreendimentos. Segundo ela, o conjunto Antônio Lins tem dois módulos: um pertence a Rio Largo e o outro a Maceió. “Vamos montar uma equipe volante do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Tabuleiro do Pinto para atuar dentro do Conjunto porque serão mais 3 mil famílias que estarão ali naquele conjunto Antonio Lins”, frisou.