
O programa Brasil Mais Seguro foi lançado com pompa pelo ministro da Justiça José Eduardo Cardoso ainda na gestão do governador Teotônio Vilela, em 2012. Alagoas estava – e continua ainda - acumulando altos índices de criminalidade. A repercussão negativa dos números crescentes da violência em Alagoas, fez com que o Ministério da Justiça, a toque de caixa, implantasse o programa Brasil Mais Seguro.
A ideia continua sendo louvável. Mas falta efetividade na construção e execução do programa. A pactuação entre os entes federados estabelecida através de um convênio é um ato formal, apenas. Pouca consequência tem tido. Dezenas de itens teriam de ser executados pelo governo federal, pelo estado de Alagoas e pela prefeitura de Maceió e não foram até agora. Muito pouca coisa tem sido realizada. A não ser os repasses financeiros mensais destinados ao pagamento das diárias dos membros da Força Nacional pelo Ministério da Justiça que estão trabalhando em Alagoas.
O ministro José Eduardo Cardoso aproveitando a sua passagem por Maceió poderia prestar contas à sociedade alagoana das ações do programa Brasil Mais Seguro. Assim a sociedade ficaria informada do andamento do programa de sua autoria que “servirá" de protótipo para a redução da violência no Brasil.
Com a palavra o ministro José Eduardo Cardoso.

![Ao completar 59 anos, um rápido balanço [Vou imprimir novos rumos ao barco agitado que foi minha vida]](https://img.cadaminuto.com.br/cadaminuto/imagens/b7753773-5ffb-4c3a-a788-d8487ae8efc7.jpg/:/rs=w:120,h:100,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true)






