Advogada da Lava Jato diz ser perseguida e intimidade

30/07/2015 21:22 - Brasil/Mundo
Por IG
Image

Em entrevista à edição desta quinta-feira (30) do "Jornal Nacional", a advogada Beatriz Catta Preta afirmou que passou a ser perseguida e intimidada por integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras. Ela tem como clientes nove nomes que acertaram processo de delação premiada com a Justiça – responsáveis por passar detalhes de como funcionava o esquema de corrupção entre empreiteiras e a estatal – e se tornou foco dos noticiários após deixar o Brasil por mais de um mês, levantando rumores de que teria fugido devido às supostas ameaças.

"Depois de tudo o que aconteceu, e por zelar pela segurança dos meus filhos e da minha familia, decidi encerrar minha carreira na advocacia", disse Beatriz. A advogada afirmou ter começado a se sentir intimidada após o depoimento do consultor Júlio Camargo em 16 de julho, quando alterou o conteúdo de depoimentos anteriores e acusou o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, de receber propina de US$ 5 milhões.

Após a acusação, Beatriz foi convocada a prestar depoimento na CPI, medida derrubada pelo Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira, com base no fato de seu depoimento quebrar o direito à inviolabilidade do sigilo profissional. Ela diz que, caso tenha de ir à comissão, não revelará nenhum dado sob sigilo.

"Ele [Júlio Camargo] não falou antes [sobre a propina a Cunha] por receio, tinha medo de chegar ao presidente da Câmara", afirmou a advogada. "[Ele fez isso só agora devido à] colaboração, à fidelidade... O fato de o colaborador não poder mentir fatos o levou a assumir o risco que ele temia e levar tudo à Procuradoria Geral da República [...] Todos os depoimentos vieram respaldados, com informações, dados, documentos. Nunca houve [nas delações que negociou] o dizer por dizer."

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..