Planos de saúde e o sofrimento de quem precisa

29/07/2015 12:09 - Voney Malta
Por Voney Malta

Quem precisa e pode sabe muito bem que o atendimento médico através de planos de saúde é ineficiente e ineficaz. A demora para ser atendido é grande. Em muitos casos, sorte de quem tem amigos ou parentes que atuam na área de saúde. Quem não tem, que fique por lá, espere, aguarde e enfrente a lógica do negócio saúde.

É a lógica de mercado. Pra que qualidade? Ora, lucro é o que importa, assim como reduzir custos. Ter mais médicos e bom atendimento implica em mais despesas. Então, o corte é a lógica dos dias de hoje.

O que precisamos é de mais médicos, mais profissionais no mercado de forma que estes disputem os clientes, que somos nós.

Ainda bem que para os pobres lá do interior mais distante, do povoado de difícil acesso, o governo vem implantando com sucesso o Programa Mais Médicos, enfentando a reação da maioria dos profissionais da área, especialmente daqueles que atuam no setor privado, porque vêm, na verdade, o Programa como uma forma de reduzir o número de pacientes que tratam, o que implica em perda finaceira, redução de mercado.

Enquanto isso, quem pode fugir do atendimento público sofre, no geral, quando precisa ser atendido. Claro que há exceções. Mas são tão poucas.

Quando lemos um desabafo de uma filha que acompanhou a mãe para ser atendida na Unimed, em Maceió, observemos o tamanho do sofrimento. Tantas outras histórias devem circular por aí, não é mesmo? E isso revolta.

Leia,abaixo, texto publicado por Ana Cláudia Viera e Mendes em sua página no Facebook, ontem (28). Em seguida separei alguns comentários feitos por quem leu o texto e também enfrentou algumas dificuldades:

Ana Claudia

Gente onde vai parar o mal atendimento do pronto socorro da Unimed hein?
Fui ontem com minha mãe que tem 78 anos e quebrou o dedo e depois de ser muito bem acolhida pela recepcionista ficamos aguardando naquela sala entupida de doentes que nem tem mais onde sentar ( pra ela arranjei um lugar, amém!). Depois de uma hora aguardando o ortopedista, até aí bem normal, fui informada que o Doutor estava num procedimento de emergencia na cirurgia com um paciente com politrauma. Tudo... bem e muito justo. O fato é o que vem depois: como p médico de plantão estava em cirurgia não há nenhum outro ortopedista de sobreaviso e nenhum clinico pode encaminhar para fazer tala somente o ortopedista , já que sugeri então que um clinico examinasse e encaminhasse. Não há alternativa, assim me disse o atendente... Somente procurando outro hospital... Depois de duas horas e meia de espera! Todos os casos da ortopedia passariam a noite esperando se quisessem... Deus nos salve! Quem poderá nos defender? Final de noite: tomamos um picolé para ter as tal talas e ela virou minha paciente num exercício ilegal de medicina fiz eu mesma a própria tala na minha cobaia ( coitada!ainda bem que sou arquiteta)... É pra rir ou pra chorar?

Ana Luiza Reis Não me surpreende segunda-feira passada meu neto foi atropelado ia de bicicleta para a escola um carro saindo da garagem o atropelou. Foi levado para a pediatria vinte e quatro horas e de lá pediram que o levasse para a Unimed para fazer uma radiografia do rosto já que o nariz foi o mais atingido. Depois de duas horas de espera pois segundo o atendente só o cirurgião poderia atende-lo e estava realizando uma traqueostomia na ÚTI? As pessoas que estavam na espera vendo o menino rapazinho com o nariz sangrando durante todo o tempo começaram a reclamar, e depois de várias tentativas de pedidos para que qq. Médico pedisse o raio x finalmente o médico apareceu, aí chamaram um máximo buco facial de sobreaviso, poderiam ter feito isto antes. Unimed nunca mais resultado entramos as sete e vinte da manhã , saímos as doze e trinta isso que era emergência. Por isto nada mais me surpreende. Espero que sua mãe esteja bem. Segundo a legislação para atendimento médico inclusive no caso de consultas normais, idoso e crianças tem prioridade, temos que nós informar dos nossos direitos.

 

Teresa Torres Claudia, me perdoe mas tem rir kkkkkk,
Sorte que vc com a sua criatividade que lhe é peculiar, fez um paleativo.
Lamento por sua mãe, que sofria ; por vc indiretamente e pelos demais que passam por tal situaçao.
Isso ta geral.

Fernando Guarani Kaiowa Leão Castilho Isso porque é um hospital pago. Os Planos de Doença, ops, Saúde, estão cada vez mais se.m qualidade

Sandra Salgado Primeiro preciso rir kkkkkkkk ainda que chorando, por sentir sua aflição, Ana Claudia, e imagino que de sua mae . Uma vergonha. O que salvou foi mesmo vc ser criativa e artista. E viva a arte! E já vi que pode escrever belas e divertidas crônicas como sua cunhada. Heheh

Rose Lucena E assim os particulares emagine os do sus.

Lisieux Ferro Absurdo! Fiz um barraco lá, qdo mamãe tava internada! Não têm noção do que um atendimento humanizado!

Eduardo Bibiano Não muda! Minha vó, estava com os pés muito inchados, e levamos ela na unimed, tinham pessoas com pulseira de "emergencia" esperando a mais de 3horas. A "sorte" de conseguir um atendimento rápido, foi o erro da mulher da triagem que errou na medição da pressão e disse que estava altíssima e a encaminhou imediatamente. Não existe mais respeito!

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