Paulão faz a defesa do ECA e dos conselhos tutelares

16/07/2015 11:41 - Política
Por Assessoria
Image

O deputado Paulão (PT/AL) destacou, em pronunciamento no plenário da Câmara dos Deputados, a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completou 25 anos de vigência na segunda-feira (13). Conforme o petista, apesar de necessitar de aprimoramento, a legislação é avançada e representa um bom exemplo para o mundo, pois é condizente com a Convenção Internacional dos Direitos da Criança das Nações Unidas.

O parlamentar comentou relatório divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) esta semana, mostrando que durante a vigência do ECA o Brasil reduziu em 64% a evasão escolar de crianças e adolescentes no ensino fundamental, passando de 19,6% dos alunos matriculados, em 1990, para 7% em 2013. Pelo levantamento, de 1990 até 2013 o país também diminuiu em 88,8% a taxa de analfabetismo entre os 10 e 18 anos de idade, passando de 12,5%, em 1990, para 1,4% em 2013.

Por outro lado, Paulão reconheceu que existe um grande desafio para o Estatuto: superar o alto índice de  homicídios de menores de 18 anos. De 1990 a 2013 esses crimes cresceram 110%, pulando de 5 mil para 10,5 mil casos por ano. “Significa dizer que 28 menores de idade são assassinados por dia no Brasil. As principais vítimas são os negros e pobres que residem nas periferias”, lembrou.

Para o deputado, uma das principais conquistas vindas como o ECA foi a implantação dos conselhos tutelares, colegiados encarregados de zelar pelo cumprimento dos direitos dos jovens. Hoje o Brasil conta com 5.956 conselhos tutelares que ajudam no enfrentamento a violações de direitos e no combate a questões como negligência, exploração sexual e agressões físicas.  “Fui um dos parlamentares que abraçou esta causa. Destinei emendas para equipar diversos conselhos tutelares em Alagoas”, afirmou.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..