Prefeito apela na AMA para Estado concluir matadouro do Vale do Paraíba

06/07/2015 19:25 - Edmilson Teixeira
Por Edmilson Teixeira

Pela primeira vez como prefeito interino, Manoel dos Passos, o Vô como é conhecido o chefe do Executivo viçosense esteve nesta segunda-feira na sede da AMA. Aproveitou o momento da reunião do Sebrae/AL, para falar da necessidade da Associação dos Municípios se engajar numa luta para a conclusão do Matadouro Público, órgão que está sendo erguido pelo governo alagoano em Viçosa, a fim de atender o Vale do Paraíba. “A obra está paralisada, quando restam apenas 30% para seu final”, disse. Lamentou a dificuldade enfrentada para o abate da carne bovina comercializada em Viçosa, que hoje é feito na Mafrial (Satuba), visto que o velho Matadouro está fechado há um bom tempo, por determinação da Vigilância Sanitária.    

Sobre dezenas de matadouros públicos alagoanos que vergonhosamente foram lacrados  nesses últimos anos, por plena falta de condições de funcionamento, detectado pela Fiscalização Preventiva Integrada, muitos prefeitos chiaram nesta segunda-feira, na sede da AMA, sobretudo taxando o sistema de como vem sendo fiscalizado, de radical, truculento e punitivo. O prefeito de Lagoa da Canoa, Álvaro era o mais exaltado.

O bom seria que o prefeito Álvaro e os demais que se sentem como vítima, adotassem o que a Prefeitura de Coruripe fez em seu Matadouro. O órgão, segundo o prefeito Joaquim Beltrão, funciona como uma indústria, abatendo, gado, porco e carneiros e outros animais, seguindo todas as normas padrões exigidas por lei.  No Matadouro de Coruripe o animal chega um dia antes de ser abatido, seguindo uma norma veterinária. O corte da carne é todo pendurado, sem contato com o chão. Existem três tanques para decantação, sistema de gás, balança eletrônica, caminhão baú para conduzir a carne para os devidos pontos comerciais. Cerca de 150 gados são abatidos nos finais de semana, somente para atender o povo do município. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..