O município de Jequiá da Praia vem intensificando a luta contra o mosquito da dengue. Na última semana, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias realizaram um mutirão de combate às larvas do aedes aegypti, no Conjunto Jorge Castro e no Jequiazinho.

As duas comunidades foram escolhidas devido à quantidade de focos encontrados pelos agentes de endemias durante as visitas. Além disso, o único caso confirmado de dengue no município foi registrado nesta região.

De casa em casa, os grupos de agentes fizeram a eliminação dos focos dos mosquitos. “Com a permissão dos proprietários, os agentes foram entrando nas residências, eliminando os focos e recolhendo objetos e materiais considerados propícios para a reprodução das larvas dos mosquitos, como pneus, por exemplo”, explicou Jéssica Nazário, diretora de Vigilância em Saúde de Jequiá da Praia.

Durante o mutirão, os agentes aproveitaram para reforçar com os moradores as medidas de prevenção para evitar a proliferação do mosquito da dengue, além de cuidados e sintomas da doença.

A diretora de Vigilância em Saúde reforça que, caso percebam os sintomas da doença procurem as Unidades de Saúde do Município. Além disso, é importante evitar a proliferação do mosquito.

“Se alguém tiver, de forma repentina, febre alta por vários dias, dores de cabeça e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, entre outros, deve procurar as unidades de saúde. Porém o mais importante é a prevenção, o combate ao mosquito e isso deve ser feito não acumulando água em latas, embalagens, copos plásticos, pneus ou qualquer lugar ou recipiente que acumule água. Tampar caixas d’águas, cisternas, entre outros”, reforçou Jéssica Nazário.