A presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Normanda Santiago, e a secretária de Estado da Saúde (Sesau) Rozangela Wyszomirska, assinaram a pactuação com os municípios executores do Programa Olhar Brasil em Alagoas. A resolução foi assinada nesta terça-feira, 30, entre a secretária de saúde e a presidente do Cosems.

Elaborado de forma conjunta pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação, o Projeto Olhar Brasil atua na identificação e na correção de problemas de visão em alunos matriculados na rede pública de ensino da Educação Básica, priorizando, inicialmente, o atendimento ao Ensino Fundamental (1ª a 8ª série/1º ao 9º ano).

Como explica a presidente do Cosems, Normanda Santiago, a implementação desse projeto visa reduzir nas taxas de evasão escolar decorrente de dificuldades visuais, facilitar o acesso à diversidade de contextos sociais e, também, garantir melhoria na qualidade de vida das pessoas atendidas.

“A assinatura da resolução entre o governo de Alagoas, por meio da Sesau, e do Cosems tem uma importância significativa já que vai contemplar todos os municípios alagoanos, com crianças atendidas pelo Programa Saúde na Escola”, comemora Normanda Santiago, presidente do Cosems.

Pelo Programa Saúde Escolar (PSE), os municípios executores terão um incremento no repasse para o Fundo Municipal de Saúde para aquisição de óculos. Com isso, serão beneficiadas mais de 410 mil crianças matriculadas na rede pública de ensino.

Normanda Santiago destaca ainda que além da identificação de problemas visuais, o Programa se propõe prestar ainda assistência oftalmológica com o fornecimento de óculos. “O Programa Olha Brasil vai possibilitar condições de saúde ocular e melhorar o rendimento escolar aos estudantes de Alagoas”.