A História de Alagoas agora está na internet

25/06/2015 09:38 - Geraldo de Majella
Por redação

O jornalista Edberto Ticianeli teve a ideia e desenvolveu um site que é uma novidade sobre como ver a história de Alagoas com olhares da nossa época, em pleno reinado das imagens.

No História de Alagoas em Fotos (www.historiadealagoas.com.br), o internauta pode navegar por uma quantidade surpreendente de temas da nossa história, nunca abordados em sala de aulas, por exemplo.

        Os movimentos sociais estão presentes em diversos campos, como o movimento estudantil, o movimento sindical e de moradores. Todas essas áreas são fartamente abordadas sempre de forma muito ilustrada, com fotografias inéditas.

        Temas como o quilombo dos Palmares e os remanescentes quilombolas, os indígenas alagoanos, os movimentos sociais que lutaram e lutam pelos direitos das mulheres e as religiões passarão a constituir na principal plataforma de informação sobre a história de Alagoas.

        Os partidos políticos, as personalidades, a memória urbana e o fotojornalismo dão uma dimensão do quanto poderá crescer o registro da história de Alagoas na internet, num site tão abrangente.

        Há também os Ebooks grátis de autores alagoanos ou que tratem de temas da história de Alagoas em qualquer período. Em breve a obra do ecologista, militante político e político alagoano, Octávio Brandão, será disponibilizada.

        O historiador Osvaldo Maciel, professor da UFAL, já autorizou a postagem de dois dos seus livros e artigos.

        Os meus livros, quatro deles, estão acessíveis para downloads gratuitos pelo site, os outros virão em seguida.

Outra novidade do site é a interatividade. Há um grupo no Facebook com o mesmo nome, onde qualquer pessoa pode contribuir para a História de Alagoas em Fotos. É a história como construção coletiva.

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..