Festas juninas são sinônimo de comida de milho, forró e fogos de artifício. Com esses itens a diversão está garantida. Porém alguns cuidados se fazem essenciais para aqueles que possuem problemas respiratórios, já que as fogueiras em homenagens aos Santos deixam o ar poluído e muito nocivo para os mais sensíveis.

Segundo informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde, para prevenir às crises a médica alergista, Dirleny Brandão, que atende na Clínica Infantil Dayse Brêda, alerta para os cuidados que devem ser tomados para evitar complicações.

“Com a mudança da temperatura e a fumaça proveniente das fogueiras e fogos de artifícios, que são muito comuns no Nordeste, o número de pacientes com crises aumenta em todo o estado”, destacou a médica Dirleny Brandão.

Entre os cuidados que devem ser adotados, especialmente por pais e responsáveis por crianças, destacam-se a higienização do lar. Dirleny Brandão lembrou que o acúmulo de poeira e de mofo é prejudicial para a saúde de pessoas com quadros de asma e alergias.

Outra ação importante é evitar os locais com fogueiras que podem irritar o aparelho respiratório favorecendo crises mais fortes. “Em momentos de crises, o paciente deve ser encaminhado para uma unidade de saúde, para atendimento”, alertou a especialista.

Já a diretora da Clínica Dayse Breda, Elba Fernandes, que é médica pediatra, ressaltou que os pais também devem respeitar e cumprir o calendário vacinal.

“Quadros virais também podem acarretar em um agravamento em pacientes com asma. Por isso é essencial que os pais sempre levem seus filhos para a imunização da gripe e outras doenças”, ensina a diretora.

A prática de exercícios físicos também é recomendada para os pacientes desde que não estejam apresentando crises respiratórias. “Não existe contraindicação para a prática de atividades físicas. O melhor condicionamento físico ajuda na recuperação melhora o bem estar e a qualidade de vida dos pacientes”, afirmou Elba Fernandes.

Clinica Dayse Breda

A Clinica Infantil Dayse Brêda está localizada no bairro da Levada, em Maceió, e é a principal referência de atendimento de crianças com problemas respiratórios em Alagoas.

A clínica conta com uma equipe multiprofissional que garante uma assistência completa aos pacientes, como atesta Claudeane dos Santos, mãe de Emanuel dos Santos de três anos que sofre com asma.

 “Sempre fui muito bem orientada pelos profissionais da Clínica Dayse Breda. Meu filho é acompanhado pelo seu problema de asma, que piora nesta época do ano”, declarou.

*Com assessoria