Almanaque Maceió apresenta origem do nome do Jacintinho

02/06/2015 11:24 - Maceió
Por Secom Maceió
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A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), deu sequência esta semana à campanha institucional em comemoração aos 200 anos de Maceió. Nesta segunda-feira (1), foi exibido em TV aberta o primeiro capítulo da série Almanaque Maceió, que irá contar de forma lúdica, causos populares e histórias da capital.

O primeiro vídeo da séria – toda feita em animação gráfica-, falou sobre a origem do bairro do Jacintinho. Na voz do ator e professor de teatro Ronaldo de Andrade, a narrativa de 30 segundos conta o porquê do nome de um dos bairros mais populosos de Maceió.

A ação faz parte da campanha lançada no dia 30 de maio, que mostra, por meio de elementos da história e do cotidiano da cidade, memórias e aspectos da cultura e do povo de Maceió. Também faz parte do projeto, a série Maceió, Meu Poema, cujo primeiro vídeo mostrou o poema Mundaú, de Jorge Cooper, interpretado pelo ator José Márcio Passos, tendo a beleza da lagoa que lhe dá nome como locação.

A campanha conta com o apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e as informações são validadas por consultores voluntários, tendo como fonte também o arquivo documental da Prefeitura de Maceió. Integram a comissão o editor do site Bairros de Maceió (bairrosdemaceio.net), José Ademir, o secretário de Cultura de Marechal Deodoro e escritor Carlito Lima, o historiador e editor técnico da revista Ultramares Geac/Ufal, Dimas Bezerra Marques, e o pesquisador Wagner Torres.

Nas raízes do bairro do Jacintinho, está o personagem Jacinto Athayde, morador de um casarão no bairro e que ficou famoso pela fabricação e comercialização de garrafadas que, segundo propagava seu criador, tinha propriedades curativas. Por essa condição, muitos lhe atribuíam o título de “doutor”. Por causados negócios, empregava muita gente e por isso, exercia liderança no bairro, o que lhe gerou também a alcunha de “delegado”.

Com a campanha, a Prefeitura pretende contribuir para fortalecer o sentimento de pertencimento, autoestima e identidade do maceioense com a cidade, entregando-lhe um legado sobre sua formação. “É uma ação de valorização dos nossos artistas e da cultura local. Uma forma didática e festiva de resgatar as muitas histórias que permeiam e construíram a cidade de Maceió”, afirmou o prefeito Rui Palmeira.

O prefeito lembra que a ação de comunicação é o passo inicial das atividades comemorativas dos 200 anos da cidade. “As comemorações dos 200 Anos serão intensificadas no segundo semestre, com o envolvimento dos outros órgãos municipais”, ressaltou.

De acordo com o secretário de Comunicação, Clayton Santos, a campanha tem duas abordagens, cada uma com um formato. “O Almanaque Maceió é um vídeo curto, de animação, que mostra curiosidades, peculiaridades, lendas urbanas e traços culturais da cidade. A segunda abordagem, intitulada Maceió, Meu Poema, traz artistas locais declamando poesias de autores alagoanos, cuja temática se reporta à cidade de Maceió. As locações são a Lagoa Mundaú, as praias, localidades e bairros de Maceió”, explicou.

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