A Prefeitura de Atalaia, através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou na sexta-feira (29) a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu na Escola Municipal Antônio Vieira da Costa e serviu para discutir propostas para o atendimento das prerrogativas do Estatuto da Criança do Adolescente (ECA) e políticas públicas que irão compor o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Na ocasião, a Secretária Betânia Meneses, ressaltou a importância do debate sobre as garantias de acesso e amadurecimento das gerações futuras. “É nosso dever, trabalhar em conjunto com a sociedade, para que, ouvindo seus anseios, possamos preparar políticas públicas que de fato, faça a diferença na vida das pessoas”, disse.
Após a abertura oficial, membros do Conselho Tutelar, do Poder Executivo, representantes de entidades não governamentais, crianças e adolescentes, formaram grupos de debate, seguindo com a apresentação de propostas de ações necessárias para a criação e implantação de políticas de atenção à criança e ao adolescente do município.
Para a Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o evento tem o objetivo de discutir coletivamente políticas públicas em favor da infância e juventude de Atalaia. “Nossa intenção é sensibilizar e mobilizar a sociedade em geral. Pretendemos fortalecer a participação das crianças e dos adolescentes na formulação, monitoramento e avaliação da Política e do Plano Decenal dos Direitos Humanos”, destacou.



